Há alimentos que congelados vão manter o mesmo sabor que tinham antes. Mas para outros alimentos e ingredientes, o congelador não deve ser utilizado. Assim, estes alimentos devem ser colocados no frigorifico para permanecerem frescos e nunca no congelador.
Ovos
Os ovos inteiros devem ser mantidos sempre fora do congelador. A casca pode-se partir permitindo que as bactérias se infiltrem.
Queijos moldes
Queijos como cabra, brie e ricota, tendem a separar-se e a adquirir uma textura granulosa quando congelados. Queijos duros, como o cheddar, resistem melhor no congelador – embora também possam ficar farinhentos.
Outros produtos lácteos
Quase todos os laticínios não podem ser congelados. O creme de leite separa-se e fica aguado, e o creme, o iogurte, o leite e os molhos à base de leite podem coalhar.
Certas frutas e vegetais
Frutas e vegetais com alto teor de água ficarão moles, encharcados e possivelmente terão uma mudança no sabor ou no cheiro após o congelamento e descongelamento. Assim, a face, pepino, repolho e melancia ficam melhores no frigorifico. Outros produtos, como o tomate, podem ser congelados, mas devem ser usados apenas na culinária.
Batatas
A menos que sejam batatas fritas, as batatas não duram no congelador. Dependendo da preparação antes do congelamento, vão ficar pastosas, farinhentas, aguadas ou duras.
Molhos
Molhos para saladas e condimentos, como a maionese devem ser deixados no frigorifico.
Temperos
A maioria das especiarias e dos temperos deve ser armazenada exclusivamente na prateleira respetiva existente no frigorifico. As ervas frescas, por outro lado, podem ser congeladas, mas use-as apenas para dar sabor.
Alimentos fritos
O crocante dos alimentos fritos desaparece depois de congelados, porque o descongelamento vai esses alimentos que antes eram crocantes em alimentos molhados. A exceção são as batatas fritas caseiras.
Massa cozida
Congelar massa cozida vai transformá-la em algo mole e com um estranho sabor a congelador.