Manteiga de amendoim: uma fonte de proteína muito calórica

A manteiga de amendoim tornou-se um dos produtos com procura crescente, sobretudo por desportistas. Analisámos dois tipos: 100% amendoim e a que tem outros ingredientes adicionados.

A preocupação com a alimentação e o exercício físico tem aumentado nos últimos anos. A manteiga de amendoim era um dos alimentos pouco frequentes nas prateleiras do supermercado e, atualmente, é um dos produtos em moda.

Analisámos dois tipos de manteiga de amendoim para comparar os valores nutricionais: manteiga 100% de amendoim, cujo único ingrediente é o amendoim, e as manteigas de amendoim às quais foram adicionados alguns ingredientes (sal, açúcar, óleos ou gorduras) em quantidades diferentes. Quando comparadas, estas são ligeiramente mais calórias (650 kcal/100 g) do que as manteigas 100% amendoim (620 kcal/100 g), o que corresponde a 98 e 93 kcal por dose de 15 g, respetivamente. Mesmo assim, ambas têm um elevado valor energético e devem ser consumidas com moderação.

Muitas calorias nas manteigas de amendoim

O amendoim é um fruto oleaginoso, composto na sua maioria por gordura (48% do seu peso são lípidos) e proteína (25%), baixo teor de hidratos de carbono (10%) e um bom teor de fibra (9%). É um alimento muito calórico (590 kcal por 100g), a partir do qual se produz a manteiga de amendoim.

Na análise nutricional às duas manteigas verificámos que ambas são bastante calóricas. As diferenças são poucas ao nível nutricional, mas as manteigas de amendoim com outros ingredientes fornecem mais calorias e são algo mais gordas do que as 100% amendoim, além de terem mais açúcares e sal, inexistente nas manteigas de amendoim puras. O teor em fibras, importantes na regulação do trânsito intestinal e que conferem alguma saciedade, também é inferior nas primeiras.

Muitas vezes, as manteigas de amendoim são procuradas pelo seu valor proteico, importante para a manutenção e aumento da massa muscular no caso dos atletas. Os produtos analisados apresentam elevados valores de proteína, mais altos nas manteigas 100% amendoim.

  • Para mais informações consulte este link.
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo