Autorizar um débito direto pode ser bastante útil para aqueles pagamentos rotineiros, pois permite que a entidade à qual tem de pagar o serviço retire o dinheiro automaticamente da sua conta, não tendo de se preocupar com datas e prazos para pagar. Mas sabia que pode cancelar um débito direto? Explicamos-lhe, neste artigo, como fazê-lo, para que mantenha a segurança da sua conta bancária.
O que é um débito direto?
O débito direto consiste numa modalidade de pagamento através da qual é debitado um valor diretamente da sua conta à ordem, referente a determinado serviço, não sendo necessária qualquer ação da sua parte.
Este método pode ser bastante útil e cómodo, pois não precisa de, todos os meses, preocupar-se com datas ou prazos para efetuar os pagamentos, uma vez que estes são feitos automaticamente.
Imaginemos que tem de pagar a mensalidade do ginásio. Se optar pelo débito direto, o valor a pagar pelo serviço é-lhe retirado todos os meses, por norma no mesmo dia, pelo respetivo prestador de serviços.
Alguns dos serviços em que é mais comum optar-se pelo débito direito são prestações de produtos bancários, tais como cartões de crédito, serviços de telecomunicações, eletricidade e gás, seguro de saúde, seguro automóvel ou água.
A utilização de débitos diretos depende sempre do acordo entre as partes, ou seja, o consumidor não é obrigado a pagar através deste método, tal como o credor não é obrigado a aceitar pagamentos por essa via.
Como cancelar um débito direto?
Apesar de ser uma modalidade de pagamento bastante cómoda, pode trazer alguns problemas, na medida em que pode haver erros nos montantes que são cobrados ou ordens de pagamento não autorizadas. Por isso, é importante que tenha conhecimento de que pode cancelar um débito direto e como é que pode fazê-lo.
Pode cancelar um débito direto de três formas diferentes: no Multibanco, através da internet ou presencialmente num balcão do seu banco.
#1 – Cancelar um débito direto no Multibanco
Recorrer a um Multibanco talvez seja a opção mais comum para cancelar um débito direto. Para fazê-lo, só precisa de se dirigir à caixa mais próxima e seguir os passos abaixo:
- Introduzir o cartão de débito, ao qual está associado o débito direto e digitar o respetivo código PIN;
- No menu, do lado direito, irá constar a opção “débitos diretos”, que deve selecionar;
- Após fazer essa seleção, vai aparecer a lista das autorizações de débito direto que tem ativas. Estas estão identificadas por um número e pelo nome da entidade credora. Para cancelar um débito direto, apenas tem de selecionar a opção “cancelamento de autorização”;
- Depois tem de confirmar a operação de cancelamento, tal como aparece no ecrã, e esperar a emissão do talão que a comprova. Nesse talão constará a identificação da autorização do débito direto e a data a partir da qual foi cancelada.
#2 – Através da internet
Também pode cancelar um débito direto pela internet, através do seu serviço de homebanking. Esta forma de cancelamento acaba por ser mais cómoda, pois não precisa de sair de casa ou de onde estiver, basta que tenha acesso à internet.
Cada banco tem o seu procedimento específico, mas, no entanto, de uma forma geral, deve acontecer da seguinte forma:
- Aceda à página do seu homebanking e faça a autenticação para entrar na sua área de cliente;
- No menu, procure uma opção designada “transferências e pagamentos” e selecione;
- Deverá aparecer uma opção que diz “débitos diretos”, a qual deve selecionar e poderá ainda surgir uma hipótese para consultar ou alterar;
- Uma vez completados estes passos, já deverá ter chegado a uma lista na qual constam as informações relativas à identificação dos débitos diretos que tem atualmente autorizados, bem como dos que já estão inativos;
- Basta selecionar o débito direto que quer desautorizar e escolher “inativar” ou “cancelar”;
- Provavelmente, o homebanking irá pedir uma validação de segurança para concluir a operação e confirmar que quer cancelar o débito direto.
#3 – Ao balcão do banco
Caso prefira cancelar um débito direto presencialmente, pois sente que lhe dá mais segurança, pode fazê-lo diretamente num balcão da instituição financeira, sendo apenas necessário que manifeste a sua intenção de proceder ao cancelamento junto da pessoa que estiver a atender.