A especialista partilhou uma série de recomendações sobre como agir caso o seu cão sofra uma picada de vespa ou abelha. A primeira coisa a fazer é verificar se o ferrão da abelha permanece na pele do cachorro. Caso seja uma abelha, procure procurar o ferrão, pois ele ficará preso injetando veneno. O ferrão deve ser retirado o mais rápido possível para evitar que continue a libertar toxinas.
Após a mordida, o cão mudará repentinamente para um comportamento mais apático ou nervoso. É fundamental monitorizar possíveis alterações no comportamento do cão.
Principalmente se a picada tiver ocorrido no nariz , boca ou pescoço , é preciso agir rapidamente, pois a inflamação pode bloquear as vias respiratórias, colocando em risco a vida do animal.
Para mordidas em áreas menos delicadas e sem sintomas graves, é recomendado simplesmente observar o cão e aplicar frio na área afetada. Porém, caso sejam detetados sinais de desconforto ou a picada esteja numa área comprometida, é fundamental ir ao veterinário.
Dependendo de onde foi a mordida e dos sintomas que se vê no animal de estimação, deve ir ao veterinário para injetar um corticosteroide intramuscular ou mesmo adrenalina se ele for alérgico e estiver em choque anafilático.
As reações às mordidas variam de acordo com cada cão e situação , por isso é fundamental estar alerta e agir de forma adequada. Embora uma picada de vespa ou abelha possa parecer algo menor, em alguns casos pode ter consequências graves para a saúde dos animais.