Se há imagem que apaixona os amantes de fotografia, e não só, é a do nascer ou pôr do sol. Uma fotografia do pôr do sol traz-nos uma certa felicidade e admiração que não sabemos ao certo explicar, e quando aliada a uma paisagem de tirar o fôlego ainda ganha mais força.
Idealmente, deveria planear o sítio onde quer fotografar, consultar a previsão do tempo para o dia da fotografia e chegar cedo para se preparar e ter o smartphone sempre à mão, diz a WIKO, no entanto, nunca lhe aconteceu estar simplesmente a passear e desejar guardar aquele pôr do sol para recordar mais tarde?
1. Não desperdice a Golden Hour
Regra geral, o momento em que se olha para o céu e se vê aquela mistura de cor de laranja e dourado a rasgar o céu, é a chamada Golden Hour – ou hora de ouro – e é a altura ideal para captes toda a magia com o seu smartphone. Neste momento, em que o sol já está a ir embora, não se debate com demasiada luz mas tem ainda cores bastante vivas e merecedoras de recordar. Experimente usar a lente Macro para capturar a forma como a luz dourada do sol embate em objetos pequenos, mostrando diferentes detalhes de outra forma impercebíveis.
2. Lentes sujas? Nunca
Este passo é sempre importante, mas devido a toda a luz refletida na imagem, tirar a fotografia com as lentes limpas ou por limpar faz toda a diferença. Mesmo que tenha limpo há pouco tempo as lentes da câmara do seu smartphone, opte por passá-las por um pano ou mesmo pela sua camisola e repare como a fotografia fica mais nítida e as cores muito mais vibrantes.
3. Adicione algum dramatismo à sua fotografia
Se quiser adicionar algum dramatismo à imagem, crie uma silhueta, isto é, fotografe um objeto – uma árvore, uma pessoa, um moinho, as opções são imensas! – com o sol por trás para que crie uma sombra do mesmo e resulte numa bonita imagem com tons de dourado e preto.
4. Focar o fundo ou a frente da imagem? Depende de si!
É daquelas pessoas que tira sempre as fotografias da mesma maneira? Com o pôr do sol pode brincar e conseguir vários efeitos ao alternar entre o foco da imagem. Se der relevo ao pôr do sol, que está no fundo, terá um resultado completamente diferente do que se focar a frente da imagem. Use o efeito Bokeh de diversas formas e consiga todo o tipo de resultados. Pode também aumentar e diminuir a luminosidade consoante achar que fica melhor e depois é só capturar o momento!
5. Sente-se aventureiro? Use as configurações manuais!
Hoje em dia os smartphones já permitem ajustar manualmente as definições da câmara para conseguirmos os melhores resultados, o que significa que podemos modificar a abertura de câmara, aumentar ou diminuir o ISO e usar recursos como o HDR, um recurso que tira três fotografias em diferentes exposições de luz e as combina para encontrar a luminosidade ideal para cada foto.
(artigo originalmente publicado no site Viagens&Resorts)