Sabe o que os seus pés dizem sobre a sua saúde?

Se não sabe, devia, pois os pés podem fornecer ao médico muitas e importantes informações sobre a sua saúde.

Raramente visitamos um podólogo, a menos que tenhamos uma problema especifico como joanete  ou verruga, mas os exames anuais devem incluir uma observação médica dos pés, uma vez que eles revelam informações sobre a saúde.

 

O que dizem os seus pés? 

Se alguma parte dos pés estiver dormente, marque uma consulta imediatamente. Podiatras realizam testes nervosos para verificar as sensações agudas dos pés. Pessoas com sensibilidade diminuída podem ter uma neuropatia periférica, que pode ser um sinal de diabetes, pois o açúcar elevado afeta os nervos, especialmente nos pés, deixando-os menos sensíveis ao toque.

Dedos inclinados para cima. Qualquer mudança na forma dos dedos dos pés pode ser uma bandeira vermelha. Pés com pontas para cima podem ser um sinal de um problema pulmonar ou gastrointestinal, como doença de Crohn ou doença cardíaca.

Sensação de pés queimados. Pode sinalizar uma neuropatia, uma disfunção dos nervos que pode ser causada por uma série de doenças, como diabetes, deficiência de vitaminas ou efeitos colaterais de medicamentos.

Dedo grande dolorido e inchado. Pode ser um sinal de gota, um tipo de artrite causada pelo acumular de ácido úrico na dieta, especialmente vinhos, queijos ou carne vermelha. A gota ocorre quando o corpo produz em excesso ácido úrico e faz com que o dedo grande do do pé inche e fique vermelho, quente e doloroso.

Cãibras. Cãibras extremas na parte inferior das pernas ou dos pés são cãibras musculares involuntárias causadas por espasmos musculares. Podem ser resultado de desidratação, baixo teor de potássio ou má circulação. Comer uma banana antes do exercício físico e hidratar-se com bastante água pode ajudar, assim como ter uma rotina de alongamentos.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...