Sabe quais são carreiras mais apelativas para mulheres após os 50?

Conheça o top 5 das áreas profissionais que poderão oferecer melhores condições e perspetivas de futuro.

Uma grande percentagem das mulheres com mais de 50 anos encontram-se infelizmente em situações de desemprego prolongado. Para muitas destas pessoas, as perspetivas de encontrarem um novo trabalho são escassas, sobretudo se estiverem a considerar novas áreas profissionais.

Um dos grandes fatores que contribuem para esta situação, continua a ser a dificuldade que muitos dos jovens gestores têm em perceber o impacto positivo que uma pessoa experiente e madura pode ter para o sucesso de uma organização.

De qualquer forma, apesar de toda a dificuldade associada ao processo de busca por uma nova carreira, muitas áreas profissionais apresentam grandes mais-valias para qualquer mulher com mais de 50.

Junto segue uma pequena listagem de algumas das principais:

  1. Agente imobiliária

A idade média de um agente imobiliário é 57 anos e cerca de 60% das pessoas que procuram esta profissão, seja em full ou part-time, são mulheres.

É uma área profissional relativamente fácil de “penetrar”, não existindo grandes custos e requisitos associados para começar. Em termos de salários, os valores variam dependendo da zona de atuação e do perfil dos clientes, mas podem atingir números extremamente interessantes.

  1. Escritora freelancer

Se trabalhar em regime de freelancer terá como grande vantagem a possibilidade de escolher os seus clientes e trabalhar muito ou pouco, conforme desejar. Tem uma maior liberdade para definir os seus horários e agenda, conseguindo obter uma flexibilidade difícil de encontrar em outros ramos de atividade.

Existem uma série de temas aos quais de pode dedicar. Desde escrever conteúdos para marcas, a artigos de revistas ou algo mais educacional, as hipóteses são inúmeras.

Todas as mulheres com mais de 50 anos, que gostem de escrever, têm assim aqui a possibilidade de ganhar algum importante rendimento que poderão usar da melhor forma e inclusive aproveitar para viajar ao longo de todo este processo.

  1. Tutora

Antigos professores têm maiores chances de conseguir trabalhar enquanto tutores, ajudando alunos tanto via online como presencialmente. Pessoas com altos skills em áreas como a matemática, ciências e línguas, podem ter ainda maiores possibilidades de encontrarem bons rendimentos na indústria da tutoria.

  1. Chef de cozinha particular

Trabalhar como “personal chef” pode ser uma carreira particularmente lucrativas para mulheres acima dos 50. Caso tenha um gosto particular pela cozinha poderá ter aqui uma oportunidade de lançar uma nova carreira, que pode inclusive evoluir ao longo do tempo para a escrita de livros de culinária, para a criação de workshops ou serviços de catering.

  1. Consultora financeira

Todas as pessoas querem saber como melhor aplicar o seu dinheiro e as suas poupanças. Não será por acaso que a profissão de consultor financeiro tem crescido tremendamente. Esta ocupação oferece a todas as mulheres interessadas e conhecedoras em temas financeiros, a oportunidade de trabalharem a partir de casa e terem horários flexíveis. Um quinto de todos os consultores financeiro são trabalhadores por conta própria.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual