O chefe é uma pessoa que comanda um grupo, um departamento ou uma organização. É investido de poder para a tomada de decisões e é procurado para a solução de problemas.
O líder também está à frente de um grupo, departamento ou organização, mas as suas ações influenciam o comportamento das outras pessoas para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível.
Muitos confundem as duas palavras, diz o site diferenca.com pois ambas são posições de poder. No entanto, um chefe e um líder têm grandes diferenças as quais estão ligadas à forma como o indivíduo exerce o seu poder dentro do grupo.
O chefe
Pode-se dizer que é uma administração “egoísta”. Apesar de ter conhecimento e experiência que lhe dão a posição, um chefe exerce o poder de forma autoritária, utilizando o seu cargo acima dos outros para ditar regras e dar ordens.
Por ser assim, o chefe tem tendência para não ouvir os funcionários, que muitas vezes se sentem desmotivados em expressar as suas dúvidas e levar as suas ideias a debate.
Este monopólio de poder desperta temor entre os colaboradores, que são vistos como subordinados. Neste sentido, o grupo de trabalho cumpre as suas tarefas sem ter um verdadeiro respeito pelo chefe, apenas o temem.
O chefe não se preocupa em proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores estando mais focado nos processos de trabalho do que nas pessoas envolvidas. Está sempre à procura de lucros e resultados, sem procurar quais os membros da organização que são melhores em determinadas tarefas.
O chefe não vê a necessidade de incentivar os colaboradores, uma vez que acredita que um bom trabalho é uma obrigação.
O líder
Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe. Geralmente, o líder ocupa uma posição que lhe dá poder e proporciona tomadas de decisão, tendo conhecimento e experiência para isso.
O líder demonstra nas suas ações e no diálogo um modo eficiente em lidar com o grupo pelo qual é responsável. Os colaboradores são vistos como uma equipa e são motivados frequentemente pelo líder para que façam um bom trabalho, tendo-o como exemplo.
Um líder tem a capacidade de despertar respeito por parte dos membros da sua equipa, inspirando e estando presente nos processos do trabalho.
É também um profissional que sabe ouvir e admite os seus erros quando os comete, o que motiva os colaboradores e inspira respeito.
O profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e aos seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz.
Além disso, o líder reconhece as dificuldades dos profissionais da sua equipa. Por isso, faz o possível para ajudá-los a superar obstáculos e aperfeiçoar as suas skills. Isto cria um ambiente de troca de conhecimentos que faz a interação ser motivadora e um fator de crescimento para os colaboradores e para a empresa.
(artigo originalmente publicado no site Human Resources Portugal)