Congelar alimentos é um processo que permite prolongar a sua vida útil e tê-los à disposição quando mais nos convém cozinhá-los, tendo sempre reservas que nos impedem de ter que fazer compras constantemente.
Do ponto de vista da segurança alimentar, é preciso ter em atenção que não se podem deixar os alimentos no congelador de forma indefinida uma vez que todos têm um período de consumo aconselhável.
A carne é um dos alimentos mais populares para congelar, mas também está sujeita prazo ideal de congelantemente.
«Apesar de o congelamento ter a capacidade de retardar os processos de degradação do produto, não os interrompe completamente. A carne perde sabor, textura e valor nutricional com o tempo», refere o site sueco Ny Gamail Mat .
Ali é disponibilizada oferecem uma tabela de tempo que pode ser muito útil para saber quanto a carne deve ser congelada, para não os ultrapassar:
- Carne : Até 8 meses. “A carne vermelha, especialmente a carne magra, tolera bem o armazenamento prolongado a baixas temperaturas”, indicam.
- Porco : Até 6 meses.
- Aves : Até 3 meses. “Devido ao maior teor de água, a carne de frango perde as suas propriedades mais rapidamente”, explicam.
- Carne picada : Até 2 meses. “Devido à maior superfície em contato com o ar, a carne picada exige consumo rápido”, ressaltam.
Autor: Qwart
Crédito: Getty Images