Partilhar

Sabe quanto vale a fortuna pessoal de Carlos III de Inglaterra? Arrisque um número e veja se acertou

Venha verificar se acertou

9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

A fortuna pessoal do rei Carlos III de Inglaterra ascende a cerca de 1.815 milhões de libras (2.060 milhões de euros), depois de ter recebido a herança da mãe, Isabel II, segundo o jornal britânico “The Guardian”, avança a Lusa.

Embora o jornal admita que o valor real dos bens privados do monarca é “impossível saber” e está “escondido do escrutínio público”, reuniu uma equipa de 12 especialistas em imobiliário, automóveis e arte, entre outras áreas, que fez uma análise dos bens do monarca, quantificando a riqueza.

Um porta-voz do rei, questionado pelo jornal, negou que as estimativas estejam corretas: “Embora não comentemos as finanças pessoais [de Carlos III], estes números são uma mistura criativa de especulações, suposições e incorreções”.

Segundo o jornal, entre outros bens, o rei herdou da mãe o Castelo de Balmoral, na Escócia, rodeado por cerca de 21 mil hectares de terras, avaliadas em 80 milhões de libras (90 milhões de euros), e as terras de Sandringham, no leste de Inglaterra, com 6.400 hectares de terras aráveis terreno, avaliado em 250 milhões de libras (280 milhões de euros).

Os bens que passem de um monarca para o herdeiro estão isentos de imposto sucessório, que no Reino Unido é de 40% para propriedades acima de 325.000 libras (368.000 euros), segundo um acordo de 1993 entre Elizabeth II e o então primeiro-ministro britânico John Major.

O “The Guardian” estima ainda que Carlos III seja proprietário de viaturas particulares no valor de 6,3 milhões de libras (7,15 milhões de euros), uma coleção filatélica avaliada em 100 milhões de libras (113 milhões de euros) e obras de arte, incluindo obras de Salvador Dalí e Marc Chagall, avaliadas em 24 milhões de libras (27 milhões de euros).

O Palácio de Buckingham recusou facultar estimativas da fortuna do rei, justificando que as contas do soberano devem “permanecer privadas, como as de qualquer outro indivíduo”.

Além do património pessoal, o jornal lembra que grande parte dos bens utilizados pela família real britânica estão incluídos no chamado Crown Estate, um conglomerado de terras e bens avaliados em 15.600 milhões de libras (17.700 milhões de euros) que pertencem formalmente ao rei, embora com controlo limitado.

Todos os anos, o Governo atribui à Coroa 25% dos lucros gerados por esse conglomerado, valor que no exercício 2020-2021 foi de 86 milhões de libras (97 milhões de euros).

Além disso, o rei recebe anualmente os benefícios do ducado de Lancaster (cerca de 18.000 hectares rurais em Inglaterra e várias propriedades comerciais e históricas), cerca de 20 milhões de libras (22 milhões de euros) e do seu filho mais velho, William, os do ducado de Cornwall – uma quantia similar -, que passaram a fazer parte da sua fortuna pessoal.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 7 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 7 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 7 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 8 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 8 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 9 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 9 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 9 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 9 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 9 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 10 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 10 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 10 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 10 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 11 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 11 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 11 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 13 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 13 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.