<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saiba como cuidar dos seus alimentos em seis passos

15 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

Ao longo dos últimos anos, com a pandemia COVID-19, assistimos a mais refeições a serem preparadas e alimentos a serem consumidos em casa.

Isto mantém-se também agora, com o regime de trabalho híbrido e a preparação das marmitas para levar para o local de trabalho ou as aulas neste período pós-férias. Embora não haja evidências que relacionem os alimentos ao vírus COVID-19, vale a pena tirar um momento para compreender os princípios de higiene alimentar básica e o que podemos fazer em casa quando lidamos com alimentos. Por isso, e para que a população se torne mais confiante e segura na sua alimentação, a ASAE e a EFSA juntaram-se para a segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível para todos os consumidores.

 

Saiba como cuidar dos seus alimentos em seis passos“Alimentos não seguros contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas prejudiciais podem causar mais de 200 doenças diferentes – desde diarreias a cancros, de acordo com a Organização Mundial de Saúde”, explica Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, adicionando ainda que “há muitas coisas práticas que podemos fazer em casa quando se trata de como armazenar e preparar alimentos. Certificarmo-nos de que conhecemos e usamos algumas regras básicas na cozinha pode impedir-nos de adoecer e manter-nos a salvo de doenças de origem alimentar”. Para isso, existem seis passos essenciais que pode e deve seguir.

 

1. Mantenha tudo limpo: lave as mãos antes de manusear os alimentos e durante a preparação dos mesmos, bem como depois de ir à casa de banho. Além disso, lave e higienize todas as superfícies e equipamentos utilizados para a preparação de alimentos, e proteja áreas de cozinha e alimentos contra insetos, pragas e outros animais.

2. Separe crus de cozinhados: separe carne crua, incluindo de aves, e produtos da pesca de outros alimentos. Utilize equipamento e utensílios diferentes, tais como facas e tábuas de corte, para preparar carne crua, e armazene os alimentos em recipientes fechados para evitar o contacto entre alimentos crus e cozinhados.

3. Cozinhe os seus alimentos completamente: cozinhe bem os alimentos, especialmente carnes, ovos e mariscos. Ferva alimentos como sopas e guisados para se certificar de que atingiram os 70°C e, para carnes, certifique-se de que os sucos são claros e não cor-de-rosa. Idealmente, utilize um termómetro de carne. Reaqueça completamente os alimentos cozinhados.

4. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras: não deixe comida cozinhada à temperatura ambiente por mais de 2 horas e refrigere rapidamente todos os alimentos cozinhados e perecíveis (de preferência abaixo de 5°C). Além disso, mantenha os alimentos cozinhados quentes (mais de 60°C) antes de servir e não armazene alimentos durante muito tempo, mesmo no frigorífico.

5. Descongele em segurança: alguns alimentos são seguros para cozinhar a partir de congelados. Verifique as instruções de cozedura na embalagem. Se precisar de descongelar alimentos, a forma mais segura de o fazer é no frigorífico.

6. Utilize água potável e matérias-primas seguras: use água potável ou trate-a para a tornar segura. Escolha alimentos processados por segurança, tais como leite pasteurizado. Além disso, lave frutas e vegetais, especialmente se consumidos crus, e não utilize os alimentos para além da sua data-limite de consumo.

 

Se regressou agora de férias e está prestes a voltar à rotina de preparar refeições, quer sejam para comer em casa ou para levar para o trabalho ou escola, siga estas seis dicas em prol da segurança da sua alimentação e evite, assim, potenciais doenças de origem alimentar.