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Saiba como pode (e deve) conectar-se realmente com os outros: estes hábitos (simples) caracterizam um bom ouvinte

No final de uma boa conversa é natural sentirmo-nos bem. A capacidade de discutir os seus problemas e ambições com alguém capaz de ouvir verdadeiramente é algo quase terapêutico.

31 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Um bom ouvinte é capaz de nos cativar. Queremos estar perto de pessoas com quem gostamos de conversar. A verdade é que a comunicação é sempre mais poderosa e eficaz sempre que ambos os intervenientes se sentem compreendidos.

 

Eis algumas das características que mais definem uma pessoa capaz de ouvir verdadeiramente os outros.

 

  1. Um bom ouvinte faz-nos sentir seguros

Para que seja possível estabelecer uma boa conexão com outra pessoa é essencial que sejamos capazes de nos sentir seguros. Apenas assim estaremos dispostos a partilhar os nossos sentimentos mais profundos e demonstrar toda a nossa vulnerabilidade.

Um bom ouvinte não tenta fazer julgamentos rápidos. Transmite confiança e procura sempre assegurar o conforto da outra pessoa.

 

  1. Um bom ouvinte sabe validar as opiniões e preocupações do outro

Algumas simples palavras são capazes de demonstrar que estamos a compreender verdadeiramente o outro. “Claro que sim”, “Percebo o que dizes”, “faz sentido”, são alguns exemplos de frases utilizadas para validar as opiniões e os sentimentos da outra pessoa.

Um bom ouvinte compreende a importância de transmitir aceitação. Não significa que concorde sempre com tudo o que a outra pessoa está a dizer, mas sabe sempre demonstrar uma elevada compreensão e empatia.

 

  1. Um bom ouvinte segue a sua curiosidade natural

Estas pessoas são conhecidas por saber “ouvir ativamente”. Isto significa que não estão simplesmente caladas o tempo todo, à espera que a outra pessoa pare de falar. Vão ouvindo tudo atentamente e lembram-se de certos pormenores do discurso da pessoa que podem ter uma importância superior. Mais tarde procuram recuperar o que foi dito e tentar explorar mais detalhadamente o que a pessoa realmente queria dizer quando afirmou uma qualquer ideia mais significativa. Um pouco como um jornalista, vão procurar fazer questões que tentem obter uma maior compreensão.

 

  1. Um bom ouvinte escuta com o corpo todo

Muitas escolas procuram ensinar as crianças a ouvir de uma forma mais abrangente, utilizando todo o seu corpo. Utilizam os olhos para detetar comunicação não-verbal, a mente para pensar sobre o que está a ser dito e o coração para sentir as emoções. O resto do corpo deve permanecer silencioso para demonstrar respeito. Muita da nossa comunicação passa por elementos não-verbais, pelo que um bom ouvinte terá que necessariamente estar a atento aos olhares, aos gestos e postura.

 

  1. Um bom ouvinte consegue perceber o verdadeiro significado de algumas palavras

Quando comunicamos nem sempre utilizamos as palavras mais concretas para definir aquilo que estamos a sentir. Um bom ouvinte é capaz de perceber o que a outra pessoa está a transmitir sem que esta o tenha que dizer de forma tão direta. Por vezes nem são necessárias palavras para que um bom ouvinte compreenda todo o significado.

Uma mudança no sorriso, o cruzar dos braços, uma alteração no tom de voz, isto são tudo sinais que podem ser utilizados para entender realmente o que uma pessoa pode estar a sentir. Por vezes podemos não estar confortáveis para dizer uma determinada coisa e acabamos por encontrar formas mais subtis de expressar algo. Um bom ouvinte está sempre atento a estes momentos.

 

 

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