Um bom ouvinte é capaz de nos cativar. Queremos estar perto de pessoas com quem gostamos de conversar. A verdade é que a comunicação é sempre mais poderosa e eficaz sempre que ambos os intervenientes se sentem compreendidos.
Eis algumas das características que mais definem uma pessoa capaz de ouvir verdadeiramente os outros.
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Um bom ouvinte faz-nos sentir seguros
Para que seja possível estabelecer uma boa conexão com outra pessoa é essencial que sejamos capazes de nos sentir seguros. Apenas assim estaremos dispostos a partilhar os nossos sentimentos mais profundos e demonstrar toda a nossa vulnerabilidade.
Um bom ouvinte não tenta fazer julgamentos rápidos. Transmite confiança e procura sempre assegurar o conforto da outra pessoa.
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Um bom ouvinte sabe validar as opiniões e preocupações do outro
Algumas simples palavras são capazes de demonstrar que estamos a compreender verdadeiramente o outro. “Claro que sim”, “Percebo o que dizes”, “faz sentido”, são alguns exemplos de frases utilizadas para validar as opiniões e os sentimentos da outra pessoa.
Um bom ouvinte compreende a importância de transmitir aceitação. Não significa que concorde sempre com tudo o que a outra pessoa está a dizer, mas sabe sempre demonstrar uma elevada compreensão e empatia.
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Um bom ouvinte segue a sua curiosidade natural
Estas pessoas são conhecidas por saber “ouvir ativamente”. Isto significa que não estão simplesmente caladas o tempo todo, à espera que a outra pessoa pare de falar. Vão ouvindo tudo atentamente e lembram-se de certos pormenores do discurso da pessoa que podem ter uma importância superior. Mais tarde procuram recuperar o que foi dito e tentar explorar mais detalhadamente o que a pessoa realmente queria dizer quando afirmou uma qualquer ideia mais significativa. Um pouco como um jornalista, vão procurar fazer questões que tentem obter uma maior compreensão.
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Um bom ouvinte escuta com o corpo todo
Muitas escolas procuram ensinar as crianças a ouvir de uma forma mais abrangente, utilizando todo o seu corpo. Utilizam os olhos para detetar comunicação não-verbal, a mente para pensar sobre o que está a ser dito e o coração para sentir as emoções. O resto do corpo deve permanecer silencioso para demonstrar respeito. Muita da nossa comunicação passa por elementos não-verbais, pelo que um bom ouvinte terá que necessariamente estar a atento aos olhares, aos gestos e postura.
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Um bom ouvinte consegue perceber o verdadeiro significado de algumas palavras
Quando comunicamos nem sempre utilizamos as palavras mais concretas para definir aquilo que estamos a sentir. Um bom ouvinte é capaz de perceber o que a outra pessoa está a transmitir sem que esta o tenha que dizer de forma tão direta. Por vezes nem são necessárias palavras para que um bom ouvinte compreenda todo o significado.
Uma mudança no sorriso, o cruzar dos braços, uma alteração no tom de voz, isto são tudo sinais que podem ser utilizados para entender realmente o que uma pessoa pode estar a sentir. Por vezes podemos não estar confortáveis para dizer uma determinada coisa e acabamos por encontrar formas mais subtis de expressar algo. Um bom ouvinte está sempre atento a estes momentos.