Salicórnia: conheça aqui o que é e os seus (muitos) benefícios

Um excelente substituto do sal

Os portugueses gostam de condimentar a comida com sal. O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física demonstra precisamente isso, já que no nosso país a média diária de ingestão de sal é de 7,3 gramas, estando acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (5 gramas de sal por dia).

Para que continuem a condimentar ao gosto, a salicórnia surge cada vez mais como um excelente substituto saudável ao sal tradicional. Quer seja fresca, seca ou moída, é ideal para temperar e condimentar os mais variados pratos, dando-lhes ao mesmo tempo um elevado valor nutricional.

A salicórnia é uma planta que nasce nas rias, assumindo naturalmente o sabor salgado graças à absorção direta do sal do mar/solo onde se desenvolve. Com um teor de sódio 75% mais baixo do que o sal marinho, a salicórnia pode ser utilizada na cozinha em detrimento do sal, apresentando uma vantagem ao nível da redução do teor de sódio na culinária.

Este fator é de extrema importância, dado que se tem verificado o consumo abusivo de sal, nos últimos anos, em Portugal, e este é considerado um importante fator de risco para o aumento da pressão arterial da população e, consequentemente, para o aumento do risco de doenças cardiovasculares (DCV). Quem sofre de problemas de hipertensão, tem assim uma excelente alternativa para diminuir ou até mesmo eliminar a ingestão de sal, mas sem com isso retirar o sabor às suas refeições.

Rica em vitaminas A, C e D, sais minerais, além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e antidiabéticas, o consumo de salicórnia é assim recomendado a todas as pessoas que se preocupam com o seu bem-estar e saúde e que pretendem por isso reduzir a quantidade de sal utilizado na sua alimentação.

 

 

 

Ler Mais