São várias as razões pelas quais deve comer peixes azuis. Descubra-as aqui

Falamos de atum, sardinha, cavala, salmão, anchova. Peixes que reduzem o mau colesterol e trazem mais saúde ao coração.

 

Devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana. As gorduras existentes neles estão associadas a uma menor mortalidade por doenças cardiovasculares e a um aumento da esperança média de vida.

Têm gorduras boas

A quantidade de ácidos gordos monoinsaturados e de ácidos gordos polinsaturados ómega 3 que existem nos peixes azuis tem inúmeros benefícios para a saúde. Segundo os especialistas as gorduras boas estão associadas a uma menor mortalidade devido a doenças cardiovasculares e a um aumento na esperança média de vida.

Contêm proteínas

Tal como a carne e os ovos, as proteínas do peixe contêm todos os aminoácidos essenciais. Como é o caso da proteína lisina que é fundamental para o crescimento das crianças, ou da proteína triptofano que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e responsável pelas sensações de bem-estar.

Reduz o colesterol

É rico em ácidos gordos tipo ómega 3, que são responsáveis por aumentar o bom colesterol do tipo HDL e diminuir mau colesterol do tipo LDL.

Contém vitaminas

São ricos em vitamina A, vitamina essencial à visão e à saúde da pele e dos tecidos superficiais. Contêm vitamina D, fundamental para a absorção de cálcio e de fósforo, contêm também a vitamina B12 essencial ao metabolismo do corpo.

Beneficia a digestão

O consumo de peixes azuis facilita o trabalho digestivo do estômago, porque os peixes azuis têm um baixo conteúdo de colagénio e porque as suas proteínas são pouco fibrosas.

Combate o cancro

Os ácidos gordos ómega 3 reduzem o crescimento das células cancerígenas e contribuem para a recuperação das defesas nos mais diversos tipos de tumores.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...