<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saúde: Aprenda a usar corretamente o 112 e o SNS 24. É importante que o faça

16 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais aqui

O Ministério da Saúde lança hoje uma campanha de sensibilização para o uso correto das linhas telefónicas de saúde e emergência, com o objetivo de evitar que a má utilização destes meios comprometa os atendimentos urgentes, avança a Lusa.

Em comunicado conjunto, a Direção-Geral da Saúde (DGS), os Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciam o lançamento da Campanha “Quando ligar SNS 24 ou INEM?”, para sensibilizar para a correta utilização das linhas “808 24 24 24” e “112” pelo cidadão.

No ano passado, o número de emergência 112 recebeu quase 300 chamadas por dia que não eram urgentes e que foram reencaminhadas para o SNS24, revelam os organismos, acrescentando ainda que estes números mostram um aumento face a 2021.

“O uso desadequado destas linhas pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada”, alertam.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e garantir que os utentes acedem ao organismo mais competente para tratar o seu caso, “a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar o SNS 24 ou o INEM”, indicam.

Os três organismos sublinham que em situações como “dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente”, o número contactado deverá ser o 808 24 24 24, que prestará “o aconselhamento adequado”.

Já em casos graves como um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência.

Esta é uma campanha multimeios, presente em rádio, ‘outdoors’ e plataformas digitais, e terá outros suportes educativos como ‘flyers’ e cartazes, assim como sessões dirigidas ao público em geral.

Será também “a primeira campanha apresentada num novo suporte de comunicação que recorre à utilização das Ambulâncias do INEM como veículos publicitários”, sublinham.

Com o aumento da atividade destes serviços, é importante que sua utilização seja feita de forma cada vez mais informada e que a qualidade do atendimento seja melhor.

Por isso, a campanha visa concentrar os recursos de emergência médica em situações efetivamente graves e melhorar a literacia em saúde dos cidadãos.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 12 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 13 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 13 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 13 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 14 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 14 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 14 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 15 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 15 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 15 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 16 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 16 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 16 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 17 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 18 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 18 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 18 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 19 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 19 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.