O camarão é um alimento com grande quantidade de proteínas: possui à volta de 17 g em 100 g. O seu consumo contribui para a saciedade e para a manutenção e ganho de massa muscular. E ajuda na síntese de algumas hormonas e na produção de enzimas importantes para o corpo.
Tem um pigmento conhecido como astaxantina, que lhe confere a coloração rosada. Trata-se de um carotenoide que apresenta atividade antioxidante, eliminando radicais livres, de forma a proteger as membranas celulares e os tecidos corporais contra danos causados pela oxidação.
Por possuir gorduras mono e poli-insaturada, proporciona muitos efeitos benéficos à saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, como AVC.
Contém ómega 3 e 6, dois grandes grupos das gorduras poli-insaturadas com ação anti-inflamatória no organismo, evitando que o corpo adoeça em decorrência de doenças que envolvem processos inflamatórios, como a obesidade.
Além dos ácidos gordos do tipo ómega 3, que melhora a memória e a concentração, a astaxantina também tem uma ação protetora dos neurónios.
Fonte de iodo, um mineral importante e do qual muitas pessoas são deficientes. É necessário para o funcionamento adequado da tiroide.