<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

11 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

Se cada português reciclar 10 pilhas atá ao final do ano, 100 milhões de pilhas poderão ser recicladas, ou seja, cerca de 2.000 toneladas de pilhas poderiam ser corretamente encaminhadas com leve esforço neste final de ano. 

O desafio é sério: se tem pilhas em casa, procure-as e coloque-as nos pontos de entrega mais adequados.
A ERP Portugal, enquanto Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lança o desafio aos portugueses: procurem nas gavetas de casa, nas empresas ou nas escolas e entreguem nos locais corretos para reciclagem.
Para motivar a vontade de reciclar, apresentamos 5 argumentos (e um conselho prático) para pôr toda a gente lá em casa a reciclar pilhas:
  1. Tem menos perigo em casa: Algumas pilhas, como as de lítio, podem apresentar risco de incêndio se estiverem danificadas, perfuradas ou expostas a temperaturas elevadas. Curtos-circuitos também podem causar incêndios.
  2. Pilhas e baterias contêm metais pesados e podem demorar 500 anos a decompor-se na Natureza e tem múltiplos impactos negativos. Se são recicláveis e muitos dos materiais recuperados podem dar origem a novas pilhas, por que razão não devem ser reciclados?
  3. Está a contribuir para uma economia mais circular e para chegar às metas europeias que preveem um aumento das metas de recolha destes resíduos. A reciclagem de pilhas – assim como as outras – é um elemento essencial para a transição para uma economia circular, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e os resíduos são minimizados.
  4. Evita metais pesados: Com o tempo, as pilhas, que contêm metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo, podem corroer e escorrer substâncias químicas tóxicas. Essas substâncias podem contaminar o solo e águas, representando riscos para a saúde humana e para o ambiente..
  5. Liberta as gavetas: As pilhas, tal como outros resíduos de coisas que já não usamos nem precisamos, não precisam de ficar a ocupar espaço lá em casa ou nas empresas, o correto é entrega-las num local que depois se encarrega da sua reciclagem.