Médicos canadianos estão a prescrever “tempo na natureza” como remédio.
Todos sabemos os muitos benefícios que o nosso corpo e mente recebem quando se passa tempo de qualidade na natureza.
A comunidade científica reafirma que os níveis de stress, pânico, ansiedade e estado de tristeza são reduzidos após um simples passeio.
Agora a comunidade médica do Canadá tem vindo a prescrever com frequência que os doentes com a saúde mental debilitada passem mais horas em contato com o meio ambiente.
Médicos e psicologos de quatro províncias – Colúmbia Britânica, Saskatchewan, Manitoba e Ontário – estão a orientar os seus profissionais a prescrever “tempo na natureza” aos pacientes, de modo a melhorar sua saúde geral através do programa “A Prescription for Nature”.
«A pesquisa médica mostra claramente os benefícios positivos para a saúde de se conectar com a naturez», disse o ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Steven Guilbeault num comunicado. «Esta colaboração é um avanço na forma como tratamos os desafios da saúde mental e física e não poderia vir em melhor hora, pois continuamos a lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 nas nossas vidas».
Jardinagem, caminhadas no parque ou floresta local podem ser considerados terapia da natureza, no entanto, quanto mais biodiversidade, água e «vistas arrebatadoras do espaço verde», melhor, explica Melissa Lem, médica de Vancouver.
Além de aliviar problemas de saúde mental, o tempo passado no meio da natureza também pode reduzir doenças crónicas, como pressão alta, diabetes e doenças pulmonares.