<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se quer emagrecer ande para trás…e não para a frente

12 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Nós explicamos.

Andar para trás na passadeira ajuda a eliminar gordura e a perder peso, defende o professor da Universidade do Leste de Londres Jack McNamara.

De acordo com ele, essa inversão queima 40% mais gordura do que o andar tradicional à mesma velocidade.

As conclusões baseou-as num estudo feito com 26 mulheres que seguiram o regime de exercícios durante seis semanas. Pelo menos metade delas perdeu 2,4% a mais do seu peso corporal em relação com o outro grupo que se exercitou normalmente.

Isso ocorre porque o andar para trás requer mais concentração e usa mais músculos do que o andar tradicional.

«Um dos grandes benefícios de andar para trás está relacionado com a melhoria da estabilidade e do equilíbrio. Isso leva a uma melhor resistência muscular para os músculos da parte inferior das pernas, reduzindo a carga sobre as articulações», disse McNamara.

A atividade também opera uma mudança na postura e usa os músculos que sustentam a coluna lombar – as cinco vértebras na parte inferior das costas. Fortalecê-los pode diminuir o risco de dores nas costas.

«É melhor começar a andar para trás dentro de casa, onde não colidirá com alguém, ou do lado de fora, numa área plana e aberta. Ao andar para trás, é mais provável que percamos obstáculos e perigos com os quais podemos colidir ou cair. Depois de ficar mais confiante pode começar a acelerar as coisas e fazer a transição para uma passadeira». conclui.