Se tiver uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável, provavelmente o seu cabelo será mais brilhante, leve e forte. Da mesma forma, dietas pobres podem deixar os cabelos fracos, quebradiços e sem vida.
Cada fio de cabelo é composto por células que contem uma proteína chamada queratina. E essas células dos cabelos precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e melhorar o crescimento capilar.
Ovo
Consumir ovos regularmente ajuda a manter a saúde capilar. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.
Cenoura
A cenoura é muito nutritiva para os cabelos. Ela ajuda a manter a pigmentação natural (adiando o grisalho) e também evita a queda. Tudo porque ela é rica em betacaroteno – uma substância que atua como excelente antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células. Esse mesmo betacaroteno é precursor da vitamina A, que favorece a nutrição e hidratação dos fios.
Feijão
Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, que auxilia o crescimento do cabelo. Além disso, o feijão fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios.
Uma ótima mistura é o feijão com a carne vermelha. São alimentos muito complementares. A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro.
Abacate
O abacate é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E. Essa vitamina protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo do stress oxidativo do organismo.
Castanhas
Mais uma categoria de alimentos que tem muito a oferecer ao nosso couro cabeludo: as oleaginosas (castanha do Pará, amêndoas e nozes). Elas são perfeitas para quem sofre com fios quebradiços porque são ricas em ácidos graxos, que ajudam a fortalecer o cabelo e a dar um aspeto mais encorpado e saudável.
Frutas Vermelhas
As frutas vermelhas como amora, mirtilo, framboesa e morango, são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. A vitamina C, encontrada nessas frutas, está ligada também à hidratação e prevenção da queda.