Corria o século XVI. Admirados com a quantidade de aves que sobrevoavam a costa, os Incas decidiram batizar aquela cidade “Pisco”, o vocábulo quéchua que significa “pássaro”. Anos depois, o mesmo nome veio a denominar uma aguardente extraída do sumo de uvas que é adorada em todo o mundo, a causar uma disputa entre dois países que reclamam a sua autoria – o Chile e o Peru, visto que na altura nenhum dos países existia e a província de Pisco, hoje peruana, estava sob o domínio espanhol. Inspirado na gastronomia peruana, o Chef Hugo Bernardo, convida Valeria Olivari para um jantar especial no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa.
Para assinalar o Dia Nacional do Pisco, a 27 de julho, Hugo Bernardo, o Chef Executivo do B’Entrevinhos, o restaurante do hotel renascido de uma antiga pedreira alentejana, convidou a Chef Valeria Olivari, fundadora da pastelaria peruana Las Cholas, para criar um jantar a quatro mãos que leve a tradição e os sabores peruanos até à mesa.
Os Chefs prepararam uma ementa especial para fazer brilhar o famoso Pisco Sour – a bebida que junta limão, açúcar, pisco e clara de ovo – com três entradas, dois pratos e duas sobremesas, que tanto poderá ser à carta como em menu de degustação, que inclui harmonização vínica.
Para começar, é servido um Tiradito de Corvina, seguido de Causa de Camarão, Abacate e Alioli, um molho parecido com a maionese, mas que leva apenas alho, azeite e ovo, e, finalmente, a especialidade da Chef Valeria Olivari: as Empanadas Crocantes de Polvo e Chimichurri (uma espécie de vinagrete picante) de pimentos.
Passando para os pratos, os Chefs recriam as receitas peruanas do Chupe de Camarão, uma sopa cremosa de camarões com arroz, e do Lombo Salteado, um prato típico que surgiu da fusão da cultura oriental com a peruana, nomeadamente das receitas de lombo a la chorrillana (peruana) e do lombo de vaca preparado em chifas (restaurantes de comida oriental).
Para dar o toque final à viagem pela costa peruana que deu nome à bebida celebrada nesse dia, são servidos um Cheesecake de Banana e Cacau Peruano e um Cremoso de Lucuma, um fruto andino, muito típico do Peru.
O Chef Hugo Bernardo, conhecido pelo seu gosto e arrojo em experimentar novos processos e de incorporar outras culturas nas suas cartas, não esconde que a cozinha foi uma paixão descoberta já em adulto e que, por isso, não seguiu formação académica na área. Ao pensar celebrar a data e trazer o legado peruano para o seu restaurante no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, revela: “Soube imediatamente quem queria convidar! Conheço a Valeria desde 2019, quando foi a um dos meus restaurantes, na Parede [Cascais], e me disse algo que nunca mais esqueci, após ter admitido que tinha adorado a minha comida: ‘Não tens de te preocupar em não ter formação. Cada um tem as suas técnicas e estas são as tuas’”.
Desde então, a amizade entre ambos levou o Chef Hugo Bernardo a dar apoio nas empanadas do Las Cholas e a viajar para a Galiza para cozinhar com Valeria. Desta vez, é a Chef peruana a trazer a sua cultura gastronómica até ao Alentejo.
O jantar especial para celebrar o Dia Nacional do Pisco está marcado para sábado, dia 27 de julho, a partir das 19h00, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, e tem um custo de 80€ por pessoa, caso opte pelo menu de degustação.
Reservas:
Telefone: 268 887 010
Valores:
Menu de degustação: 80€ (por pessoa), inclui Pisco Sour e harmonização vínica
Ou escolha individual à carta