Sem motivação para fazer o que precisa (mesmo) de fazer? Experimente estas soluções

Perceba como pode conseguir proteger o seu bem-estar e estimular a sua produtividade.

Manter a nossa motivação diariamente é um desafio para muitas pessoas. Nem toda a gente é capaz de sentir um entusiasmo renovado a cada dia que passa. Sobretudo durante fases mais difíceis é natural sentirmos um cansaço físico e emocional que dificulta a nossa produtividade.

De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, existe um conjunto de coisas que deve fazer para compreender melhor este problema e identificar possíveis soluções. Conheça aqui as principais conclusões.

 

  1. Diagnosticar sentimentos

Uma falta de motivação pode ser motivada por diversos fatores. Muitas vezes pode ser a representação mais visível de uma excessiva comparação social, de um sentimento de burnout ou simplesmente de uma fatiga física. Perceber exatamente qual a “raiz” da falta de motivação irá possibilitar que encontre soluções mais eficazes.

 

  1. Priorize adequadamente as suas tarefas

Nem sempre é ideal escolher fazer logo de manhã a tarefa mais difícil do dia. Sendo certo que será no começo do dia que tem mais energia, a verdade é que uma grande falta de motivação matinal pode ser agravada por uma tarefa muito exigente. Como alternativa deve procurar responder à questão “qual a tarefa mais produtiva que está ao alcance das minhas capacidades neste momento?”. Por exemplo, se queria ir correr logo de manhã mas não se está a sentir capaz ou motivado, então experimente apenas ir dar um simples passeio. Qualquer coisa é melhor do que ficar na cama.

 

  1. Dedique alguns breves minutos a tarefas prazerosas

Por vezes é necessário um pequeno aquecimento. Antes de fazer uma tarefa mais desafiante procure dedicar-se a concluir outras pequenas coisas que tragam alguma rápida satisfação ao seu dia. Fazer a cama, lavar uns pratos ou encomendar mercearias, por exemplo. A conclusão destas tarefas irá oferecer uma sensação de maior gratificação e um sentido de maior produtividade que poderá inspirar o resto do seu dia.

 

  1. Planeie as suas recompensas

Dedique cerca de 90 minutos do seu tempo a fazer uma das suas tarefas mais importantes e prioritárias. No final faça um intervalo de 15 minutos. Como vai querer passar este tempo de maior relaxamento? A visitar as redes sociais? A falar com amigos? A jogar? Planear este tipo de atividades irá fortalecer a sua energia mental. É melhor fazer esta escolha antes de começar a trabalhar, pois a ideia de que irá ser recompensado com algo especifico no final pode ser um elemento bastante motivador.

 

  1. Alimente-se bem

É fundamental que escolha bem o tipo de alimentos que ingere ao longo do dia. Isto é algo que pode influenciar fortemente a sua energia e motivação. Beba bastante água e evite alimentos muito açucarados. Sendo certo que estes produtos podem dar um boost instantâneo de energia, a verdade é que depois forçam um declínio da sua disposição emocional. Procure seguir uma alimentação equilibrada, rica em fruta e proteínas.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...