<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Será que o hábito dos idosos de jantar só sopa de legumes oferece os nutrientes suficientes? Nutricionista dá a resposta

26 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

Um jantar leve como sopa de legumes é hábito entre pessoas idosas, mas não oferece os nutrientes necessários para manter e recuperar a massa muscular que tende a diminuir com o envelhecimento do corpo, disse o nutricionista Diogo Catita.

Para prevenir ou desacelerar esta perda de massa muscular é fundamental consumir alimentos ricos em proteínas de boa qualidade, que ajudam a “reconstruir” e “manter os músculos”, explicou em declarações à Lusa o nutricionista das residências Montepio de Lisboa e Vale do Tejo, que tem um lar privado onde 99,9% dos residentes são pessoas idosas, e membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas.

A proteína ajuda na manutenção e recuperação da massa muscular e a Sociedade Europeia de Nutrição e Metabolismo (ESPEN) recomenda um consumo diário de pelo menos 1-1,2 gramas de proteína por quilograma de peso corporal para idosos saudáveis e até 1,5 g/kg para idosos doentes ou com sarcopenia (alteração metabólica do idoso), informou.

Em idosos doentes, como os que têm doenças crónicas ou estão em recuperação de uma cirurgia, a necessidade de proteína é ainda maior, sendo as refeições ligeiras pobres e insuficientes para suportar a recuperação ou preservar a massa muscular.

Além da proteína, outros nutrientes como hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e minerais, são cruciais para manter o funcionamento do organismo e prevenir deficiências.

A vitamina D e cálcio são essenciais para a saúde óssea e prevenção de quedas, sendo boas fontes alimentos como laticínios, peixes gordos e ovos, enquanto os hidratos de carbono e gorduras garantem a energia necessária para as atividades do dia-a-dia.

As fibras e líquidos ajudam a prevenir a obstipação, um problema comum na idade avançada, e é essencial beber cerca de 1,5 litros de água por dia, frisou.

Para um envelhecimento saudável é preciso dar ao corpo os nutrientes necessários e, tal como na alimentação de um adulto é necessária proteína, animal ou vegetal, na de um idoso são precisos mais nutrientes que podem ser acrescentados à sopa que faz parte da dieta mediterrânea baseada em alimentos frescos como vegetais e cuja principal fonte de gordura é o azeite de oliva.

Opções de alimentação corretas para suprir necessidades desta fase de vida são as que também incluem nas refeições diárias alimentos ricos em proteínas, mas adaptados às dificuldades de mastigação e digestão frequentes no idoso, como adicionar carne ou peixe (bem cozido) desfiados à sopa de legumes ou leguminosas (como lentilhas ou grão-de-bico) trituradas.

Também os ovos, que são fáceis de mastigar e muito nutritivos, são opções práticas e proteicas, assim como incorporar queijos frescos, iogurtes ou leite ao pequeno-almoço e lanches.

A ingestão de líquidos (água, bebidas e nos alimentos) permite compensar perdas diárias por respiração, transpiração, urina e fezes, e previne efeitos adversos associados à desidratação, sendo as frutas e sopas alimentos com elevado teor de água.

A hidratação no idoso é também muito importante, de 1,5 litros (L) por dia de líquidos para mulheres idosas e de dois litros para homens de idade avançada, recomendações que podem variar devido a condições clínicas específicas, ressalvou.

Os valores não são iguais para todas as pessoas com mais idade, pois com o avançar da idade aparecem múltiplas patologias que podem condicionar a ingestão hídrica, como em idosos com patologia renal hemodialisados, onde a ingestão hídrica está muito bem delimitada.

Outro fator que pode condicionar a ingestão de líquidos na sua forma mais fina é a disfagia no idoso (dificuldade na deglutição) de líquidos e neste caso o nutricionista recomenda que sejam espessados para que possam ser ingeridos de forma segura e que haja um trabalho em conjunto com a terapia da fala.

VP // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 7 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 10 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 10 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 10 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 10 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 11 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 11 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 13 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 14 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 14 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 15 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 16 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 16 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 17 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 17 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 17 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 18 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.