Será verdade que não deve dormir com a roupa interior vestida? Conheça este e mais 15 mitos sobre o sono

Os especialistas separam os fatos da ficção quando se trata dos mitos relacionados com a altura de deitar.

«Os bebés e as crianças passam mais tempo do que os adultos no sono REM – a fase do sono em que acontece a maioria dos sonhos – por isso é provável que as crianças sonhem mais, mas isso ainda não foi provado», diz Browning. «Os adultos podem ser melhores na recordação de sonhos do que as crianças, mas isso não significa necessariamente que sonhem mais. A frequência de movimentos oculares de uma criança durante o REM não é tão alta, sugerindo que seus sonhos podem não ser tão intensos».

Nunca acorde um sonâmbulo: VERDADEIRO

«Embora não seja perigoso, acordar um sonâmbulo iria assustá-lo e confundi-lo, causando uma descarga de adrenalina» diz Wilson. «Em vez disso, converse, tranquilize-os e coloque-os de volta na cama. Trabalho com muitos clientes com parassonia, desde jogadores de futebol da Premier League que cabeceiam enquanto dormem até pessoas que se levantam para fazer um sanduíche».

Se você é sonâmbulo em sono profundo, é capaz de realizar tarefas complexas, como conduzir um carro, porque partes do cérebro que controlam a visão, o movimento e a emoção parecem estar despertas, enquanto as áreas envolvidas na memória, na tomada de decisões e no pensamento racional permanecem em estado de alerta. No sono REM, entretanto, geralmente ficamos paralisados, embora aqueles que não apresentam paralisia muscular possam representar os sonhos de uma forma mais prejudicial, como socos ou chutos durante o sono».

Mitigue o risco de sonambulismo conhecendo os seus gatilhos, que podem incluir stress e ansiedade, cafeína ou álcool antes de dormir, temperatura corporal elevada ou predisposição genética.

Fala a verdade quando fala durante o sono: FALSO

Falar durante o sono, ou sonilóquio, é mais comum durante a adolescência e pode ser causado por strese e problemas de saúde mental, ou por estimulantes como café ou álcool antes de dormir. «Cerca de metade das conversas durante o sono tendem a ser gemidos ou murmúrios ininteligíveis, mas quando alguém está dormindo falando palavras compreensíveis, a palavra mais comum é ‘não», diz Browning. «Assim como os sonhos nem sempre são verdadeiros, as pessoas nem sempre falam a verdade quando dormem».

A privação do sono pode matar: VERDADEIRO

«Podemos passar 19 dias sem comer, mas apenas nove sem dormir», diz Wilson. «A falta de sono causa um acúmulo de proteínas príon no tálamo [parte do cérebro que transmite sinais sensoriais e motores], o que eventualmente causa tantos danos ao cérebro e ao sistema nervoso que os doentes morrem. Mas a maioria de nós não precisa de se preocupar, pois o sono é um instinto, como comer e beber, pelo que, se estiver privado de sono, o corpo dar-lhe-á automaticamente ‘microssonos’».

Dormimos melhor ao fim-de-semana: FALSO

«Curiosamente, as pessoas relatam que dormem melhor aos fins de semana e nas férias porque se sentem mais relaxadas, mas dormir até tarde nem sempre é uma coisa boa», diz Wilson. Padrões de sono consistentes ajudam a regular o metabolismo e um estudo recente do King’s College London descobriu que o “jet lag social” causado pelas noites de fim de semana levava a problemas de saúde intestinal e inflamação, além de um risco aumentado de doenças cardíacas e diabetes.

Nunca durma de cuecas: VERDADEIRO

«Para as mulheres, não é aconselhável dormir com roupas íntimas apertadas, pois evitam a ventilação da pele vulvar sensível, o que pode aumentar o risco de vaginose bacteriana ou candidíase vulvar (aftas)», diz Saurabh Phadnis, ginecologista consultor e ginecologista-oncologista do London’s Nuffield Health Hospital de São Bartolomeu. «Também pode agravar ou agravar doenças da pele, como eczema, dermatite e líquen plano, e causar comichão e secreção». No entanto, Wilson sugere que vale a pena considerar a higiene: “Uma pessoa média liberta gases de 15 a 20 vezes por dia – inclusive durante o sono – e pesquisas mostram que uma pequena quantidade de matéria fecal sai do corpo ao mesmo tempo. É uma escolha pessoal, mas pode ser mais higiénico manter a roupa interior.”

Os homens dormem melhor que as mulheres: VERDADEIRO

«Estudos sugerem que as mulheres precisam de um pouco mais de sono do que os homens e que as mulheres têm uma probabilidade e meia a duas vezes maior de relatar insónia», diz Browning. »Isso provavelmente deve-se às flutuações hormonais durante a gravidez, menstruação e menopausa, às taxas mais altas de ansiedade e depressão nas mulheres em comparação com os homens, e às mulheres que assumem mais responsabilidades de cuidados».

Você engole oito aranhas por ano enquanto dorme: FALSO

«Cerca de uma dúzia de espécies de aranhas habitam as casas, mas não são atraídas pela boca aberta de uma pessoa adormecid», diz Geoff Oxford, secretário honorário da Sociedade Aracnológica Britânica. «Esse boato foi inventado nos primórdios da internet para ver a rapidez com que um ‘fato’ fictício se espalharia. As aranhas que caçam na superfície (não vivem em teias) dependem de vibrações nas superfícies ou no ar para localizar as presas. Uma boca quente, húmida, ventosa – possivelmente a ressonar – não é propícia a isso.»

Dormir de bruços ajuda na digestão: FALSO

«A posição de dormir não afeta diretamente a digestão porque os processos são enzimáticos», diz Rhiannon Lambert, nutricionista e autora do livro Re-Nourish: A Simple Way to Eat Well . Na verdade, «dormir de bruços é desencorajado devido à pressão que pode exercer sobre o estômago. Quando deitado de bruços, especialmente após uma refeição, pode fazer com que o conteúdo do estômago pressione o esfíncter esofágico inferior, o anel muscular que separa o estômago do esôfago – aumentando a probabilidade de o ácido estomacal fluir de volta para o esôfago, causando ácido refluxo ou azia.

As horas antes da meia-noite contam mais do que as horas depois da meia-noite: FALSO

«Se você é uma cotovia, pode ter um sono mais profundo ou REM antes da meia-noite, mas se você é uma coruja, esse não é o caso», diz Wilson, que insiste que acordar às 5 da manhã não o torna mais bem-sucedido e nem vai para a cama às 21h00. «as pessoas que vão para a cama antes da meia-noite tendem a dormir mais do que aquelas que vão para a cama depois da meia-noite, simplesmente porque dormem mais, já que todos tendemos a acordar no mesmo horário. A consistência e a duração total do sono são mais importantes do que a hora a que se vai dormir».

Todas as camas possuem percevejos: FALSO

As pessoas confundem ácaros com percevejos», explica Wilson. Os ácaros são microscópicos e podem provocar alergias e irritações na pele se for suscetível, mas eles não picam, ao contrário dos percevejos que são visíveis. «Os percevejos são causados ​​por viagens internacionais e existem mais comumente em roupas, bagagens, transportes públicos e camas de hotel do que em residências. Colchões de espuma são melhores do que colchões de molas para minimizar o espaço para insetos e ácaros viverem.

Ninguém dorme a noite inteira ininterruptamente: VERDADEIRO

«Todas as noites acordamos de três a seis vezes, mas é precisa ficar acordado durante cinco minutos para se lembrar de estar acordado», diz Wilson. «Os humanos são predadores evolutivos, por isso ninguém dorme ininterruptamente – a nossa audição é o último sentido a desligar e o primeiro a ligar quando dormimos e acordamos. Mover-se à noite não é mau e o número de movimentos que fazemos varia dependendo de fatores como ciclo menstrual e consumo de álcool». Browning acrescenta: «É normal mover-se durante o sono, desde pequenas contrações até grandes movimentos corporais ocasionais. No entanto, a qualidade do sono pode ser gravemente perturbada por uma condição como o movimento periódico dos membros (movimentos repetitivos das pernas, braços ou ambos)».

Vários litros de suor são absorvidos pelo colchão todos os anos: NÃO SE SABE

«Suamos durante a noite, mas é impossível quantificar a quantidade, pois esta varia da temperatura ambiente, peso corporal e sexo – as mulheres podem ter mais suores noturnos durante a menopausa ou menstruação», diz Wilson. «Você tem sono quente e sono frio, então reconheça seu tipo e concentre-se menos na temperatura ambiente – que deveria ser de 16 a 18 graus porque uma temperatura central mais baixa ajuda no sono – e mais em permitir que o corpo respire. A temperatura entre o edredom e o colchão deve ficar à volta dos 27 graus».

Quem ganha muito dorme melhor do que quem ganha pouco: VERDADEIRO

Em média, os que ganham mais dormem seis horas e 25 minutos por noite, o que é mais de meia hora a mais do que aqueles que ganham o salário médio nacional, de acordo com um estudo recente da Nuffield Health . «O estatuto socioeconómico está fortemente associado a problemas de sono , sendo que as pessoas com rendimentos elevados e com níveis de escolaridade elevados tendem a ter durações de sono mais longas«, diz Browning. «Acredita-se que isto esteja ligado a níveis mais elevados de stress e insegurança financeira, e a horários de trabalho mais longos vividos por indivíduos de meios socioeconómicos mais baixos»

Ler Mais