Mito 1: Café faz mal a saúde
O consumo excessivo de café é o problema. A quantidade certa de café, de fato, é boa para sua saúde.
Mito 2: Armazenar o café no frigorifico prolonga a sua frescura
Embora seja sempre melhor consumir os grãos de café frescos, armazená-los no frigorifico não é o caminho certo. Na verdade, armazenar os grãos de café ali pode estragá-los, pois a humidade pode condensar dentro do recipiente. Os grãos absorvem a humidade rapidamente e isso pode fazer com que percam o seu sabor potente e ficar com mofo.
Mito 3: Uma chávena de café pela manhã cura a ressaca
É incorreto. A cafeína não acelera o processo de abstinência, embora possa sentir-se um pouco menos tonto depois de bebê-la.
Mito 4: Beber café ajuda a perder peso
A cafeína é um estimulante que acelera o metabolismo do corpo. No entanto, especialistas dizem que o fato pode não ser significativo o suficiente para causar uma mudança percetível no peso.
Mito 5: Café torrado mais escuro tem mais cafeína
O torrado escuro tem um sabor mais forte e marcante, mas isso não significa que seja mais cafeinado. Pelo contrário. Os grãos de café perdem cafeína e massa no processo de torrefação, tornando-os um pouco menos cafeinados.
Mito 6: Beber café à tarde provoca insónia
Os efeitos estimulantes da cafeína podem resultar num aumento imediato do estado de alerta e da energia. Embora isso possa ajudar a manter o foco, beber muito café também pode prejudicar o sono. No entanto, isso não significa que o café da tarde o manterá acordado à noite.