Partilhar

Sociedades médicas propõem ação urgente no combate à obesidade

A Obesidade não pode continuar a ser encarada como uma mera consequência de um estilo de vida desajustado.

28 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) dão a conhecer hoje uma proposta de ação, apresentada esta semana na Assembleia da República, que impulsione um novo caminho estratégico para o combate urgente à Obesidade em Portugal.

20 anos depois do seu reconhecimento enquanto doença crónica em Portugal, a obesidade é hoje uma das maiores ameaças à saúde pública do século XXI, continuando a registar uma tendência crescente de prevalência e, consequentemente, uma elevada carga de doença e de custos para a sociedade. A SPEO e a SPEDM promovem neste dia 28 de outubro a Conferência “Obesidade: é tempo de agir!” na Assembleia da República para debater a necessidade e a urgência de construir um novo modelo de resposta à doença.

Este será um momento que reúne especialistas e decisores técnicos e políticos para uma reflexão objetiva em torno do caminho percorrido nestes últimos 20 anos, do que foi possível conquistar, mas, sobretudo, das políticas de saúde que é hoje urgente implementar para que seja possível desacelerar e mesmo inverter esta alarmante curva de prevalência da obesidade na sociedade portuguesa.

No âmbito da conferência, a SPEO e a SPEDM apresentam um call to action composto por quatro linhas de ação que entendem ser essenciais para que o setor e o país como um todo possam, com eficácia, implementar um novo modelo de gestão da obesidade.

O call to action contempla as seguintes ações:

· A publicação do Processo Assistencial Integrado (PAI) da Obesidade, previsto pelo anterior Governo em 2023, aquando da publicação de um despacho que traçava o compromisso do executivo em definir um Modelo Integrado de Cuidados para a Prevenção e Tratamento da Obesidade. A sua publicação será no contexto atual um passo fundamental para a consolidação de uma abordagem clínica integrada, universal e eficiente à obesidade por parte do sistema de saúde e em torno do qual os profissionais, as equipas e as instituições de saúde debruçam elevada expectativa.

· Reforço das ferramentas para o acesso e monitorização efetiva do percurso de gestão clínica da Obesidade. Em concreto, propõe-se uma adaptação dos modelos de incentivo, monitorização e contratualização das várias tipologias de unidades do SNS (a saber cuidados de saúde primários e unidades hospitalares), com vista à inclusão de métricas que impulsionem o reforço da resposta de cuidados no domínio do combate e controlo da Obesidade;

· Criação de condições que agilizem o acesso ao tratamento médico (não cirúrgico) da Obesidade no SNS, paralelamente a um empenho no acesso à cirurgia para os casos com a devida indicação clínica. Para tal acontecer, referem as duas organizações, será necessário otimizar das vias de acesso à consulta especializada e multidisciplinar de Obesidade, bem como garantir a comparticipação do tratamento farmacológico (acompanhando a realidade de outros países europeus), e definir os critérios de acesso aos referidos tratamentos.

· Concretização do Programa de Combate e Controlo da Obesidade previsto no Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS) apresentado em maio deste ano pelo atual Governo, e no qual o combate à Obesidade foi identificado como um dos quatro programas clínicos prioritários. Neste, é referida a importância: de se explorarem possíveis parcerias com o setor privado nos domínios em que o SNS não consiga dar resposta; de se aprovar, regular e monitorizar os tratamentos específicos disponíveis para a obesidade (sejam estes do ponto de vista médico, cirúrgico ou farmacológico); e de investir na prevenção da doença através de estratégias de promoção de literacia em saúde.

Mais Recentes

Filas e filas à porta da Zara Home: o motivo implica o Halloween e peças desde 5,99 euros

há 10 minutos

Esqueça os fungicidas e os inseticidas: descubra o truque da aspirina para proteger as suas plantas de pragas

há 25 minutos

Este treino melhora o bem-estar durante a perimenopausa: só precisa de 30 minutos

há 40 minutos

Esta é a diferença de idade ideal entre os elementos do casal, de acordo com um estudo científico

há 2 horas

Sociedades médicas propõem ação urgente no combate à obesidade

há 3 horas

Gosta de queijo? Neurologista revela os efeitos deste alimento no cérebro humano

há 3 horas

Cancro da próstata: estes são os primeiros sintomas aos quais deve prestar atenção

há 3 horas

Para que a sua comida não se estrague no frigorífico siga esta dica do Lidl: é sucesso garantido

há 3 horas

Turismo “gamer”: descubra a nova tendência de viagens que vai arrasar em 2025

há 4 horas

O nosso cérebro elimina resíduos tóxicos, mas para isso é preciso adotar este hábito (diariamente)

há 4 horas

Dia Mundial da Terceira Idade: «Se houver vontade não existe limite para a sexualidade», Fernando Mesquita, sexólogo

há 5 horas

Descubra as tendências em manicura de inverno e ponha as suas unhas na moda

há 5 horas

Rejuvenesça imediatamente com este truque que poucos conhecem: só tem de usar creme Nivea

há 6 horas

Nem Madrid nem Paris: este é o melhor destino gastronómico da Europa, de acordo com o World Culinary Awards (fica mais perto do que imagina)

há 6 horas

Opinião: «10 dicas de cibersegurança para a terceira idade – proteja-se na Internet», Anderson Abreu, IT Manager & CISO da Integer

há 6 horas

Ângelo Rodrigues, Rita Rocha e Angie Costa protagonizam “Quebra-Nozes e o Reino do Gelo”

há 22 horas

Levantamos o lençol para revelar todos os segredos dos casais mais satisfeitos sexualmente

há 23 horas

Com esta é que ninguém contava: quem já passou dos 50 anos está a trair mais o parceiro (ou parceira)

há 1 dia

A revelação chegou agora e espantou todos: este é o signo mais procurado na Internet

há 1 dia

Os 10 melhores alimentos que devemos incluir na nossa dieta

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.