Partilhar

Sociedades médicas propõem ação urgente no combate à obesidade

A Obesidade não pode continuar a ser encarada como uma mera consequência de um estilo de vida desajustado.

28 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) dão a conhecer hoje uma proposta de ação, apresentada esta semana na Assembleia da República, que impulsione um novo caminho estratégico para o combate urgente à Obesidade em Portugal.

20 anos depois do seu reconhecimento enquanto doença crónica em Portugal, a obesidade é hoje uma das maiores ameaças à saúde pública do século XXI, continuando a registar uma tendência crescente de prevalência e, consequentemente, uma elevada carga de doença e de custos para a sociedade. A SPEO e a SPEDM promovem neste dia 28 de outubro a Conferência “Obesidade: é tempo de agir!” na Assembleia da República para debater a necessidade e a urgência de construir um novo modelo de resposta à doença.

Este será um momento que reúne especialistas e decisores técnicos e políticos para uma reflexão objetiva em torno do caminho percorrido nestes últimos 20 anos, do que foi possível conquistar, mas, sobretudo, das políticas de saúde que é hoje urgente implementar para que seja possível desacelerar e mesmo inverter esta alarmante curva de prevalência da obesidade na sociedade portuguesa.

No âmbito da conferência, a SPEO e a SPEDM apresentam um call to action composto por quatro linhas de ação que entendem ser essenciais para que o setor e o país como um todo possam, com eficácia, implementar um novo modelo de gestão da obesidade.

O call to action contempla as seguintes ações:

· A publicação do Processo Assistencial Integrado (PAI) da Obesidade, previsto pelo anterior Governo em 2023, aquando da publicação de um despacho que traçava o compromisso do executivo em definir um Modelo Integrado de Cuidados para a Prevenção e Tratamento da Obesidade. A sua publicação será no contexto atual um passo fundamental para a consolidação de uma abordagem clínica integrada, universal e eficiente à obesidade por parte do sistema de saúde e em torno do qual os profissionais, as equipas e as instituições de saúde debruçam elevada expectativa.

· Reforço das ferramentas para o acesso e monitorização efetiva do percurso de gestão clínica da Obesidade. Em concreto, propõe-se uma adaptação dos modelos de incentivo, monitorização e contratualização das várias tipologias de unidades do SNS (a saber cuidados de saúde primários e unidades hospitalares), com vista à inclusão de métricas que impulsionem o reforço da resposta de cuidados no domínio do combate e controlo da Obesidade;

· Criação de condições que agilizem o acesso ao tratamento médico (não cirúrgico) da Obesidade no SNS, paralelamente a um empenho no acesso à cirurgia para os casos com a devida indicação clínica. Para tal acontecer, referem as duas organizações, será necessário otimizar das vias de acesso à consulta especializada e multidisciplinar de Obesidade, bem como garantir a comparticipação do tratamento farmacológico (acompanhando a realidade de outros países europeus), e definir os critérios de acesso aos referidos tratamentos.

· Concretização do Programa de Combate e Controlo da Obesidade previsto no Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS) apresentado em maio deste ano pelo atual Governo, e no qual o combate à Obesidade foi identificado como um dos quatro programas clínicos prioritários. Neste, é referida a importância: de se explorarem possíveis parcerias com o setor privado nos domínios em que o SNS não consiga dar resposta; de se aprovar, regular e monitorizar os tratamentos específicos disponíveis para a obesidade (sejam estes do ponto de vista médico, cirúrgico ou farmacológico); e de investir na prevenção da doença através de estratégias de promoção de literacia em saúde.

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 18 minutos

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 39 minutos

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 59 minutos

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 1 hora

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 2 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 2 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 2 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 3 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 3 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 3 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 4 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 4 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 4 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 4 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 5 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 5 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 5 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 5 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 5 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.