De acordo com a dermatologista norte-americana, Lindsey Zubritsky , há uma maneira simples de descobrir sem errar. Ela chama-lhe o teste de pinça de 10 segundos.
Zubritsky avança que «deve-se beliscar levemente a pele sob os olhos durante cerca de 10 segundos». De acordo com a especialista, «a reação da pele indica se as olheiras são causadas por uma pele mais fina sob os olhos ou por pigmentação».
Já Lauren Penzi, dermatologista norte-americana, afirma que «esta é uma forma válida de determinar a causa e, portanto, o melhor tratamento, para as olheiras».
Se a escuridão sob os olhos desaparecer e retornar lentamente depois que se libertar a pele, «provavelmente o problema deve-se à pele fina sob os olhos», refere Penzi.
Para pele fina, Zubritsky aconselha «produtos com ácido hialurónico, os quais devem ajudar a hidratar e a dar volume à pele».
Se, no entanto, a pele sob os olhos permanecer exatamente da mesma cor depois de solta, então as olheiras «provavelmente devem-se a uma superprodução do verdadeiro pigmento melanina na pele».
«Para problemas de pigmentação, recomendo o uso de ingredientes direcionados à pigmentação, como retinol ou vitamina C», disse Zubritsky.
E fizer o teste e sentir que tem pele fina e problemas de pigmentação, ou não tiver certeza de qual deles tem?
Zubritsky revela que «existem produtos que cobrem ambas as preocupações, como o hidratante antienvelhecimento L’Oreal Paris Revitalift Triple Power , que contém ácido hialurónico, retinol e vitamina C. Este produto também ajuda com rugas sob os olhos, pois hidrata a pele e estimula o colágeno».
Se tem inchaço, «é importante procurar cremes para os olhos com ingredientes como cafeína», disse Zubritsky, porque a cafeína contrai os vasos sanguíneos e melhora a circulação.
Há um ponto, porém, em que os cremes para os olhos param de funcionar, disse Zubritsky. «Se tem excesso de pele sob os olhos, pele significativamente enrugada, perda de volume ou protrusão de gordura, é melhor abordar isso com um dermatologista, sendo que a situação pode ser melhorada com preenchimento de ácido hialurónico, laser ou tratamento cirúrgico».