O tártaro nos dentes é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também se pode formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.
Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios, como a cárie e gengivite.
Forma-se quando a placa bacteriana — uma película pegajosa, fina e incolor composta por bactérias, saliva e restos alimentares, que adere à superfície dos dentes — não é corretamente removida através de hábitos eficazes de higiene oral.
O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e gengiva, como também é um problema estético porque é poroso e absorve as manchas com mais facilidade. Pessoas que fumam ou bebem chá ou café, por exemplo, precisam de ter cuidado redobrado para evitar a formação do tártaro.
O tártaro pode causar múltiplos problemas, como mau hálito e patologias orais como a gengivite e a periodontite, que se traduzem no sangramento e inflamação dos tecidos gengivais e até na perda dos tecidos que suportam os dentes.
Sendo uma formação mineral é facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor amarela nos dentes na região da margem gengival.
A forma mais indicada para detetá-lo e removê-lo será através de uma visita ao dentista, só ele pode diagnosticar e remover o tártaro.
Para o prevenir:
Escove os dentes, duas a três vezes por dia, durante pelo menos dois minutos
Troque de escova de três em três meses
Utilize fio dentário ou escovilhão todos os dias