Só em agosto e setembro, a DECO PROTESTE recebeu 1 140 telefonemas, um aumento considerável face à média mensal de 44, registados desde janeiro.
Assim, e face ao crescente número de dúvidas dos portugueses sobre a alteração para o mercado regulado de gás natural, a DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou uma linha de apoio específica para esclarecer dúvidas dos portugueses sobre este tema, a qual está disponível através do site https://www.deco.proteste.pt/acoes-coletivas/energia-sem-remendos.
Entre janeiro e julho de 2022, a organização de defesa do consumidor registou uma média de 44 pedidos de ajuda sobre esta temática – um número que aumentou consideravelmente nos últimos dois meses. Em agosto e em setembro, a DECO PROTESTE recebeu 189 e 951 contactos, respetivamente.
As dúvidas dos consumidores relacionam-se sobretudo com questões relativas ao aumento de preços; escolha do melhor comercializador; estimativas ou prescrição; cobrança de valores elevados e acertos; contratação à distância ou fora do estabelecimento comercial; dúvidas sobre a leitura da fatura; anomalias no contador; aferição dos contadores.
Por outro lado, e em relação ao consumo de eletricidade, a DECO PROTESTE registou igualmente um aumento de contactos, os quais reportavam questões semelhantes às descritas sobre o gás e ainda outras sobre redução de potência para 1,15 quando consumidor não paga fatura, danos em eletrodomésticos por corte e reposição de energia e painéis fotovoltaicos.