Tem mais de 50 anos? Estes são os exercícios que deve fazer para evitar a hospitalização por covid-19

Um estudo recente revela que os infetados com mais de 50 anos têm até 60% menos probabilidades de serem hospitalizados se praticarem exercícios físicos mais do que uma vez por semana.

Os benefícios da atividade física para a saúde são amplamente conhecidos. Um estudo recente revela que aqueles com mais de 50 anos que contraem o vírus têm até 60% menos probabilidades de serem hospitalizados se praticarem exercícios físicos mais do que uma vez por semana, avança o ‘La Vanguardia’.

Aparentemente, o fator determinante para essa redução nos internamentos está relacionada com a força muscular, que, naturalmente, se perde com o passar dos anos. Praticar exercícios regularmente, mais de uma vez por semana, permite manter a tonificação ​​dos músculos.

A ideia sustentada pelos cientistas é que ter maior força muscular atua na redução da resposta inflamatória que é desencadeada após a infeção por Covid-19. Essa barreira melhora o prognóstico do paciente e torna desnecessário o seu internamento, uma vez que os sintomas são mais leves.

Os investigadores, pertencentes a universidades do Canadá, França e Suíça, realizaram o estudo  através da análise de dados de 190 mil cidadãos europeus com mais de 50 anos. Com as informações obtidas, foram selecionadas cerca de três mil pessoas, das quais 266 com Covid-19.

Os autores do estudo, que foi publicado no site da medRxiv e ainda está em revisão, incluíram alguns fatores de correção que influenciam o exercício, como sexo e peso. Conclui-se que o fator determinante que reduz a hospitalização é a prática regular de exercícios físicos.

 

Que tipo de exercícios pode fazer?

A lista de exercícios que ajudam a fortalecer os músculos é interminável. Embora o relevante neste caso seja pensar que, em geral, qualquer atividade física realizada com frequência e com certa intensidade tem a virtude de melhorar a tonificação ​​muscular.

Segundo a pesquisa, o melhor exercício para fortalecer os músculos, e aquele com menos contra-indicações, é caminhar num ritmo acelerado. Claro, tendo que adaptar a velocidade, a distância e a dificuldade do terreno às capacidades de cada pessoa. Uma caminhada rápida fortalece os músculos das pernas, abdómen e braços. Se a sua condição física permitir, a corrida contínua ainda é uma opção melhor.

Uma alternativa interessante que, além disso, permite trabalhar melhor a musculatura dos braços, é o Nordic Walking. Uma atividade que tem mais adeptos a cada dia que passa e que consiste em caminhar rapidamente com o auxílio de alguns bastões, o que confere maior força de braços. É também uma atividade saudável para o coração.

Na verdade, a vantagem de trabalhar a força de músculos é que qualquer combinação de movimento contínuo e carga (peso) tem esse efeito. Assim, subir escadas, levantar pesos com os braços já terá efeitos positivos na nossa massa muscular.

 

 

Ler Mais