Tem sofrido com algum destes 10 sintomas? Está na altura de fazer mudanças à sua dieta

Quando algo não está bem com o seu organismo, o seu corpo irá enviar-lhe sinais. Esteja mais atento, pois muitos destes problemas podem ter origem na sua alimentação.

A nossa dieta alimentar é provavelmente um dos elementos mais importantes para o nosso bem-estar mental, mas sobretudo também físico. No entanto, muitas vezes, temos dificuldade em associar um determinado sintoma, dor ou estado físico a uma falha na nossa alimentação.

Segue uma listagem de 10 sinais físicos que se podem manifestar quando existe algo errado com a sua alimentação.

  1. Cansaço

Este é uma das principais consequências de uma má alimentação. Segundo Sílvia Moreno, nutricionista dos Laboratórios Arkopharma, a falta de ferro e vitaminas (especialmente do grupo B) são causas frequentes de cansaço.

No entanto não é apenas a falta de ingestão de certos alimentos que pode contribuir para este tipo de esgotamento. O excesso alimentar pode também ser uma causa. Isto acontece porque ao consumirmos muito mais gorduras do que necessário, estamos a obrigar o nosso corpo a fazer o dobro do trabalho para digerir este tipo de lípidos de difícil digestão. O melhor é mesmo apostar em acrescentar à sua dieta frutas e verduras, fáceis de digerir

  1. Acne

Apesar do que muitos pensam não existe nenhuma evidência científica que associe o consumo de alimentos ricos em gorduras ao surgimento de borbulhas e do acne. De acordo com Moreno, a principal causa desta condição é hormonal, no entanto alimentos como o leite ou outros que tenham muito açúcar podem favorecer o seu aparecimento.

  1. Mau hálito

A halitose pode ocorrer devido a inúmeros fatores, estando muitos deles relacionados com má higiene oral, gengivite ou stress. A alimentação pode ter igualmente um papel importante para o surgimento deste indesejado problema. Hidratação escassa e alimentos que ao longo da digestão formem vapores com mau cheiro como o alho, a cebola, picles e couve de Bruxelas, podem contribuir para este sintoma.

  1. Prisão de ventre

A falta de fibra é a causa mais frequente deste sintoma. Ora, tudo o que sejam frutas, verduras e grãos de cereais (especialmente os integrais) são ricos em fibras. O consumo de água é igualmente essencial no processo de regulação de todo o trânsito intestinal.

  1. Cabelo quebradiço

Uma maior queda de cabelo pode significar uma falta de proteína. Alejandro Cánovas, um conhecido nutricionista, refere que devemos ter atenção a uma vitamina em particular: a biotina. A carência deste tipo de nutriente tem sido associada à alopecia. Felizmente a biotina pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos como os cereais integrais, o peixe, a gema dos ovos e até na cerveja.

  1. Pele pouco reluzente

A sua dieta pode afetar a coloração e nível de hidratação da pele. Segundo Moreno, “uma hidratação adequada e o aumento do consumo de produtos com betacarotenos (cenouras, pimentão, abóbora, etc) pode melhorar o brilho e luminosidade da sua tez.

  1. Resfriados frequentes

Já as nossas avós diziam que beber sumo de laranja todos os dias de manhã fazia bem à saúde. Apesar de não haver unanimidade na comunidade científica relativamente ao facto da vitamina C prevenir o aparecimento de resfriados e constipações, será sempre importante consumir as doses recomendadas deste tipo de cítrico.

  1. Excesso de suor

Tal como o acne, a nutrição não é a principal causa de um suor excessivo. Determinadas doenças e os próprios genes costumam estar por trás deste problema. No entanto existem certos alimentos que podem induzi-lo, tais como a cafeína, o álcool e tudo o que sejam comidas muito picantes ou quentes.

  1. Barriga inchada

Produtos processados e refrigerantes com muito gás estão entre os principais causadores desta condição. De acordo com Moreno, comer muito depressa e exagerar na quantidade dos pratos podem ajudar a acumular ar no seu organismo. O sintoma de barriga inchada pode ser igualmente causado por uma intolerância à lactose e ao glúten, neste caso se os sintomas persistirem é recomendado uma visita ao médico.

  1. Irritabilidade

A alimentação e o seu humor mantêm uma relação estreita. Caso esteja a seguir uma dieta muito rígida, que limite tremendamente a sua escolha de alimentos, isto pode causar sensações negativas. No entanto mesmo que não esteja sob uma dieta controlada, se ingerir demasiados alimentos processados e ricos em açúcar pode estar a gerar picos de felicidade de curto prazo, que rapidamente originam apenas uma maior sensação de fome. A recomendação de Moreno é que aposte em alimentos ricos em triptofano, como o frango e a banana. Este tipo de aminoácido é fundamental para a correta síntese da melatonina que regula o sono e nos faz sentir mais felizes.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...