Partilhar

Tempo de reflexão. 5 questões básicas que deve saber colocar a si próprio

Algumas perguntas importantes podem ser capazes de transformar positivamente a sua vida e consciência.

29 Setembro 2023
Forever Young

Sermos capazes de estar verdadeiramente “presentes” a cada momento e cientes das nossas motivações ou vontades é um exercício fundamental para a nossa própria felicidade. Termos a possibilidade de refletir sobre as nossas ações e de as compreendermos eficazmente contribui para uma existência mais gratificante.

A verdade é que é fácil enganarmo-nos. Esquecermos as nossas próprias motivações e simplesmente perseguir objetivos que não estão alinhados com os nossos reais desejos. O tempo passa rápido e a velocidade dos acontecimentos diários, determina que existe um menor espaço para compreender o que nos está a acontecer e de que forma podemos alterar as nossas circunstâncias.

É fundamental que todos sejamos capazes de encontrar momentos nas nossas vidas em que nos recentramos. Momentos “eureka” que nos voltam a colocar no caminho certo. Estes períodos de reflexão são assim essenciais para evitar uma vida sem sentido, desconectada e pouco gratificante.

Para atingir um maior autoconhecimento existem algumas questões e estratégias básicas que, de acordo com o psicanalista Grant Brenner, nos podem ajudar neste processo de clarividência.

 

  1. “Porque estou a pensar assim?”

Uma simples e curiosa pergunta pode ser importante para clarificar um qualquer pensamento, seja ele mais ou menos negativo. Compreender a origem e motivação de um determinado comportamento ou ação é um processo fundamental para entender verdadeiramente as nossas experiências de vida.

  1. “O que está a acontecer?”

Seja capaz de identificar claramente os seus pensamentos, emoções ou ideias. Reconhecer certas “linhas de pensamento” é algo importante para atingirmos uma correta noção da nossa própria existência. Muitas vezes procuramos esconder o “barulho de fundo” da nossa mente, acabando por nunca identificar e resolver certos problemas que nos atormentam. Ter a coragem de identificar todos estes processos mentais é um primeiro passo para atingir uma maior clarividência.

  1. “O que estou a ver?”

Como estamos a gerir a nossa própria atenção? Para onde a estamos a direcionar? A capacidade de imaginar e visualizar um qualquer cenário determina que o nosso cérebro tem uma possibilidade quase ilimitada de criação. No entanto a cada momento apenas podemos estar concentrados num número limitado de processos. Reconhecer e gerir esta atenção limitada, obriga-nos a focar nas coisas mais importantes.

  1. “Estou a escutar?”

Não perder a capacidade de ouvir aquilo que é mais fundamental para si é algo determinante. Ser capaz de ouvir os outros e o Mundo em nosso redor, assegura que estamos melhor preparados para entender os nossos próprios pensamentos. A nossa atenção auditiva irá captar certos momentos ou elementos relevantes que podem ser transformativos para nós. Manter uma mente “limpa” e relaxada permite-nos ouvir e compreender melhor.

  1. “Será que estou a usar todos os meus sentidos?”

Para compreender a nossa realidade e a do mundo que nos rodeia não basta ser capaz de ver e ouvir. A forma como entendemos o mundo é construída através de diversos contributos. Os nossos exercícios de reflexão e autocompreensão devem assim contar com todos os nossos sentidos para captar todos os possíveis elementos. O olfato, o toque, os sabores, são tudo coisas que ajudam a alimentar a nossa mente e a construir os nossos pensamentos. Por vezes apenas através da análise destes contributos sensoriais seremos então capazes de entender verdadeiramente a origem de certos problemas, tensões ou dificuldades.

 

 

 

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 11 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 11 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 12 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 12 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 12 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 12 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 12 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 14 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 14 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 15 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 16 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 16 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 16 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 16 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 17 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 17 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 18 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 19 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 19 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.