Partilhar

Tendências para se vão fazer sentir esta Black Friday

Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar aqueles produtos que andam a “namorar” durante o ano inteiro, agora com preços mais atrativos, mas este não será um ano igual aos anteriores.

21 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

“Todos os anos a Black Friday gera grande agitação à escala mundial. Contudo, este ano, devido a vários fatores como o pós pandemia, atrasos na distribuição, inflação, mudança de mentalidade de consumo ou até o facto de a sexta-feira ter passado a um fenómeno de vários dias, vamos senti-la de forma diferente”, afirma Michael Levitz, chefe de negócios da Reaktor.

Para que seja possível planear da melhor maneira esta Black Friday, a Reaktor, consultora tecnológica finlandesa especializada em desenvolvimento de software, criação de experiências de marca e transformação digital, aponta três tendências que se vão fazer sentir este ano.

1 | Libertação de grandes stocks de qualidade

Todos os anos a Black Friday é marcada por um jogo de “gato e rato” entre consumidores e retalhistas: os retalhistas atraem compradores com a promessa de descontos imperdíveis, enquanto os consumidores querem ser os primeiros a entrar nas lojas para agarrar os poucos artigos que realmente valem a pena. Este ano é diferente: há um excesso de inventário de alta qualidade a encher prateleiras e armazéns.

Esta Black Friday será marcada por muitas oportunidades para conseguir bons negócios e, por isso, os consumidores devem pensar em comprar artigos que vão querer na próxima Primavera. As melhores ofertas vão centrar-se em produtos que chegaram na estação errada devido a atrasos na cadeia de fornecimento, como mobiliário de exterior e artigos para jardim; artigos que perderam valor à medida que as pessoas regressaram à vida normal e ao escritório, como eletrodomésticos de cozinha; ou que foram cortados nos gastos discricionários dos consumidores devido à inflação, por exemplo artigos não alimentares de preço superior.

2 | Experiência do consumidor melhorada

Foi este ano que as lojas físicas regressaram à sua atividade na totalidade, o que significa que a Black Friday terá uma experiência ainda mais intensa. Após um período marcado por compras e vendas online, o investimento que os retalhistas fazem no seu espaço físico para reconquistar consumidores, é muito elevado.
As marcas estão a transformar os seus locais de venda a retalho em ambientes de imersão total. Já não há compras casuais: os consumidores estão numa missão intencional para atingir um objetivo e o papel do retalhista é ajudar a cumprir esse mesmo objetivo.

3 | Grande evento de quatro dias

Após terem passado por momentos de grande dificuldade nos últimos anos, os retalhistas não tiveram escolha senão integrar o e-commerce na experiência do consumidor. O online e o físico funcionam agora como um único canal e, por isso, as compras nesta Black Friday serão vividas de forma mais intensa e até mesmo conveniente. Esta Black Friday e Cyber Monday passarão a funcionar apenas como uma e, por isso, a experiência será vivida através de um grande evento de quatro dias cheios de oportunidades que podem ser aproveitadas tanto numa experiência em loja, como no conforto de cada casa.

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 14 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 14 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 14 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 15 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 15 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 16 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 16 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 17 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 17 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 20 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 20 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 20 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 21 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 21 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 21 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 22 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 22 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 22 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 22 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.