Testemunho do único jornalista português que esteve 8 meses na linha da frente da guerra, no Donbass

A segunda edição de “A GUERRA A LESTE. 8 MESES NO DONBASS”, de Bruno Amaral de Carvalho já está nas livrarias e a terceira vem a caminho.

Bruno Carvalho conta-nos neste livro as suas experiências de repórter de guerra no Donbass, onde, durante oito meses distribuídos por três comissões, acompanhou o conflito ucraniano.

Esteve praticamente em todos os lugares problemáticos e seguiu os acontecimentos marcantes desses períodos, em particular a batalha de Mariupol.

Teve o privilégio de estar no epicentro do maior acontecimento geopolítico do pós-Guerra Fria, determinante na definição dos termos da nova Ordem mundial que aí vem.

BRUNO AMARAL DE CARVALHO é jornalista. Estagiou na Agência Lusa e trabalhou para meios como a CNN Portugal, Contacto (Luxemburgo), EiTB Gara (País Basco), Nòs Diário (Galiza) e Voz do Operário. Viveu na Venezuela em 2008, país ao qual regressou cinco vezes e onde testemunhou a ebulição social e tentativas de golpe de Estado, colaborando com várias rádios comunitárias.

Conhece em profundidade a realidade política do independentismo basco, galego e catalão. Em 2017 passou um mês entre guerrilheiros das FARC, nas montanhas da Colômbia.

No ano seguinte visitou pela primeira vez o Donbass em plena guerra civil. Em 2022 foi durante vários momentos o único repórter ocidental do lado russo da linha da frente. Passou no total cerca de oito meses entre as forças separatistas pró-russas.

Ler Mais