Toda a verdade sobre… a Beringela. Diabetes, colesterol ou falta de vitaminas? Este alimento ajuda

Será este um novo “superalimento”? Se tiver colesterol alto ou sofrer de diabetes então o melhor é acrescentar este fruto à sua dieta.

Originária do Médio Oriente, a Beringela é conhecida por conter uma grande quantidade de água. Este alimento é igualmente um dos principais aliados no combate ao colesterol alto e diabetes. A sua composição é repleta de importantes vitaminas e sais minerais, assim como de antioxidantes, que ajudam na prevenção de inúmeras doenças.

Usada para elaborar muitos diferentes tipos de pratos, a beringela pode ajudar a regular e proteger o organismo, acrescentando alguns importantes nutrientes, tais como: proteínas, vitaminas B1, vitaminas B2, vitamina C, Gorduras, Carboidratos, fibra alimentar, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e zinco.

Benefícios da Beringela

Incluir este alimento na sua dieta pode trazer importantes benefícios para a sua saúde, em particular para aqueles que sofrem de colesterol alto. Isto acontece sobretudo porque o consumo de beringela pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e como tal, evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, motivadas pelo aparecimento de altos níveis de colesterol.

As fibras solúveis presentes na beringela são igualmente importantes para os diabéticos. A verdade é que estas fibras ajudam a absorver a glicose durante o processo de digestão, retardando assim a absorção dos açucares indesejados pelo organismo.

Algumas investigações apontam para o facto destas fibras poderem ter um papel também importante na prevenção do aparecimento de alguns tipos de cancro, restringindo o metabolismo das células cancerígenas.

Para além destes eis alguns dos outros conhecidos benefícios:

  • Auxilia o funcionamento do cérebro
  • Apoia o sistema digestivo e melhora o trânsito intestinal
  • Combate o aparecimento de doenças cardíacas
  • Aumenta a imunidade, ao estimular as bactérias intestinais devido a sua concentração de vitamina C
  • Retarda o envelhecimento precoce da pele, devido a presença de antioxidantes na sua composição.

Pode ajudar a emagrecer?

O facto de a beringela ter uma grande quantidade de água, pode auxiliar no processo de emagrecimento. Este elemento, em complemento com as fibras e nutrientes, favorece uma maior sensação de saciedade e alivia igualmente o inchaço abdominal.

Dicas para cozinhar

A beringela pode ser cozinhada de diversas formas. Pode ser grelhada, cozida, assada ou até mesmo servida em estado líquido e bebida.

Outra possibilidade é fazer uma farinha deste tipo de alimento. Isto poderá ser uma das formas que conserva mais propriedades originais. Pode comprar esta farinha no supermercado ou faze-la você mesmo em casa. Para tal será necessário que corte a beringela em fatias e a aqueça até desidratar este alimento. Depois deste processo basta triturar tudo num processador ou liquidificador.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...