Toda a verdade sobre… a Beringela. Diabetes, colesterol ou falta de vitaminas? Este alimento ajuda

Será este um novo “superalimento”? Se tiver colesterol alto ou sofra de diabetes então o melhor é acrescentar este fruto à sua dieta.

Originária do Médio Oriente, a Beringela é conhecida por conter uma grande quantidade de água. Este alimento é igualmente um dos principais aliados no combate ao colesterol alto e diabetes. A sua composição é repleta de importantes vitaminas e sais minerais, assim como de antioxidantes, que ajudam na prevenção de inúmeras doenças.

Usada para elaborar muitos diferentes tipos de pratos, a beringela pode ajudar a regular e proteger o organismo, acrescentando alguns importantes nutrientes, tais como: proteínas, vitaminas B1, vitaminas B2, vitamina C, Gorduras, Carboidratos, fibra alimentar, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e zinco.

Benefícios da Beringela

Incluir este alimento na sua dieta pode trazer importantes benefícios para a sua saúde, em particular para aqueles que sofrem de colesterol alto. Isto acontece sobretudo porque o consumo de beringela pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e como tal, evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, motivadas pelo aparecimento de altos níveis de colesterol.

As fibras solúveis presentes na beringela são igualmente importantes para os diabéticos. A verdade é que estas fibras ajudam a absorver a glicose durante o processo de digestão, retardando assim a absorção dos açucares indesejados pelo organismo.

Algumas investigações apontam para o facto destas fibras poderem ter um papel também importante na prevenção do aparecimento de alguns tipos de cancro, restringindo o metabolismo das células cancerígenas.

Para além destes eis alguns dos outros conhecidos benefícios:

  • Auxilia o funcionamento do cérebro
  • Apoia o sistema digestivo e melhora o trânsito intestinal
  • Combate o aparecimento de doenças cardíacas
  • Aumenta a imunidade, ao estimular as bactérias intestinais devido a sua concentração de vitamina C
  • Retarda o envelhecimento precoce da pele, devido a presença de antioxidantes na sua composição.

Pode ajudar a emagrecer?

O facto de a beringela ter uma grande quantidade de água, pode auxiliar no processo de emagrecimento. Este elemento, em complemento com as fibras e nutrientes, favorece uma maior sensação de saciedade e alivia igualmente o inchaço abdominal.

Dicas para cozinhar

A beringela pode ser cozinhada de diversas formas. Pode ser grelhada, cozida, assada ou até mesmo servida em estado líquido e bebida.

Outra possibilidade é fazer uma farinha deste tipo de alimento. Isto poderá ser uma das formas que conserva mais propriedades originais. Pode comprar esta farinha no supermercado ou faze-la você mesmo em casa. Para tal será necessário que corte a beringela em fatias e a aqueça até desidratar este alimento. Depois deste processo basta triturar tudo num processador ou liquidificador.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Black Friday 2019 em números
Automonitor
FIA escolhe Braga como palco do Hill Climb Masters 2020