Traição emocional? Estes são os sinais a que deve estar atento

Esta pode tornar-se numa situação bastante dolorosa que coloque em causa todo o futuro de um relacionamento.

Um relacionamento de longa-duração pode ser uma “fonte” de enorme alegria e felicidade. A conexão entre dois seres humanos é algo especial e único. No entanto, independentemente de estar casado ou simplesmente em união de facto, a verdade é que um relacionamento sério apresenta igualmente inúmeros desafios.

Apesar de se viver em comunhão, é inclusive frequente que um dos membros do casal se possa sentir isolado, sozinho. O tempo todo que passam em conjunto pode significar pouco se o casal não estiver verdadeiramente presente. Sobretudo se um dos membros não estiver a conseguir oferecer a sua atenção e o seu cuidado ao outro então isso pode gerar um grave problema.

[Leia também: A sua relação perdeu o romance? Conheça as razões que podem ajudar a explicar]

A traição emocional é uma das razões mais frequentes para este tipo de afastamento. Ao invés de focar toda ou grande parte da sua atenção no seu parceiro, um dos membros do casal acaba por oferecer essa apreciação a uma outra pessoa. Seja de forma presencial ou virtualmente (através de sms, mensagens ou email), o seu parceiro pode estar a criar uma conexão com outro alguém que se apresente como uma fantasia ideal, como sendo tudo aquilo que ele ou ela deseja.

Esta conexão pode até não ter um cariz sexual ou romântico, no entanto caso o seu parceiro demonstre um interesse e entusiasmo tremendo em relação a esta outra pessoa então isso pode gerar um enorme desconforto e tensão. Pode começar a sentir que este “amigo especial” está a ter um tratamento prioritário, deixando-a num distante segundo lugar.

De acordo com a terapeuta e psicóloga Diana Kirschner, existem alguns sinais de alarme a que deve estar atento. Conheça-os aqui.

 

  1. Discute bastante com o seu parceiro sobre este outro amigo ou amiga “especial”

Isto é um claro sinal de que algo não está bem. Caso perceba que começa a discutir bastante com o seu parceiro sobre esta outra pessoa ou sinta um clima tenso relativamente a este tema então pode existir aqui claramente alguma traição emocional que deve ser resolvida. Apesar de tentar expressar o seu desconforto relativamente à situação é provável que o seu parceiro tente desvalorizar a sua opinião e dar a sensação que se trata apenas de excesso de ciúme.

  1. Este amigo especial é mais importante do que você

O que acontece sempre que esta outra pessoa liga ao seu parceiro? A forma como ele lida com essa situação pode revelar bem o seu estado de espírito. É provável que ele procure aproveitar bastante do seu tempo a comunicar com esta pessoa, se ofereça para a ajudar no que for necessário, a combinar coisas, etc. Será que ele está a colocar os seus interesses como prioridade? Caso comece a sentir que ele parece bastante mais interessado em estar com esta pessoa do que consigo então é tempo de conversarem sobre a situação.

  1. Sente raiva ou ciúme em relação a esta pessoa

Sobretudo caso não tenha o hábito de sentir este tipo de emoções mais negativas nas suas relações, então este claramente um sinal a que deve estar atento. Algumas pessoas são naturalmente sempre muito ciumentas e possessivas – esse é outro problema! No entanto caso esse não seja o seu caso, mas comece a desenvolver este tipo de sentimentos em relação à outra pessoa “especial”, isso é sinal de que algo não está bem.

  1. Não se sente bem consigo próprio

As relações saudáveis tendem a fortalecer a autoestima de ambos os membros do casal. Caso sinta que esteja a sentir-se menos confiante, sobretudo porque começa a estabelecer comparações com essa suposta outra pessoa então isso é um péssimo sinal. Esta a questionar a sua boa aparência? A duvidar de si mesmo? Pode ser sinal de uma traição emocional.

  1. Pediu, sem sucesso, que o seu parceiro terminasse o contacto com essa pessoa

Finalmente conseguiu ter coragem para dizer que não está confortável com esta situação e que deseja que o seu parceiro deixe de interagir tanto com esta outra pessoa. A forma como o seu parceiro irá reagir a este pedido vai revelar muito sobre a saúde do relacionamento. Caso ele não preste atenção ao seu pedido, desvalorize os seus sentimentos ou se recuse a terminar essa amizade, então o futuro da sua relação está claramente em risco.

 

[Leia também: Como a relação com o seu pai influencia o seu relacionamento… com outros homens]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...