‘À Deriva’, ‘Grito Mudo’ ou ‘Libertação’ são os nomes que o artista Emanuel Ribeiro escolheu para três dos quadros que integram a exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI). Mas são também reflexo das complexidades, desafios e triunfos que acompanham a vida de quem tem o diagnóstico de esclerose múltipla e que vão estar patentes na Sala de Âmbito Cultural do ECI, em Lisboa, no piso 6, de 29 de junho a 29 de julho, disponíveis para venda, com o seu valor a reverter na totalidade para apoiar o trabalho que a SPEM realiza em prol dos doentes e da sensibilização para a doença.
São, ao todo, 12 peças, 11 das quais expostas, sendo a última uma surpresa que o artista vai concluir, com pintura ao vivo no evento de lançamento da exposição, que vai decorrer no próximo dia 29, pelas 17h, com uma sessão no Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, que contará também com a presença de Alexandre Silva, presidente da SPEM e onde se irá abordar a importância de apoiar a associação e o trabalho que a mesma tem vindo a realizar.
Esta é uma partilha que se faz através da arte e que visa ter um impacto positivo na realidade de todos os que vivem com esclerose múltipla, proporcionando uma representação tangível e empática das suas experiências.
Cada peça acaba por ser o retrato não apenas dos desafios, mas também da esperança e da determinação de quem convive com esta doença inflamatória crónica e degenerativa, uma das mais comuns do Sistema Nervoso Central e a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens que, segundo as estimativas, afeta cerca de oito mil pessoas em Portugal.
A exposição, que é um convite aberto para que todos possam ter um diálogo construtivo sobre a doença, pode ser visitada de segunda a quinta-feira entre as 10h00 e as 22h00, às sextas, sábados e vésperas de feriados entre as 10h00 e as 23h30 e aos domingos e feriados entre as 10h00 e as 20h00, no El Corte Inglés, em Lisboa.
Emanuel Ribeiro é um artista visual nascido em 1980, em Gondomar, e que desde 2010 trabalha exclusivamente como artista visual nas técnicas de escultura, pintura e pirogravura. A sua obra está representada em vários países.