Será que a doença de Parkinson é hereditária?

Vejamos a resposta dos especialistas

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, ou seja, alguns neurónios em certas regiões específicas do cérebro vão morrendo progressivamente e, por isso, ocorrem os sintomas.

Diversos fatores genéticos e ambientais interagem para a ocorrência da Doença de Parkinson. Uma das marcas patológicas da doença de Parkinson é o acúmular de uma substância chamada sinucleína, mais especificamente a alfa-sinucleína, dentro dos neurónios.

Esta sinucleína precipitada está presente nos neurónios, mais especificamente nos locais onde ocorrem as mortes neuronais. Porém, não sabemos se a alfa-sinucleína em si é neurotóxica, ou se ela é apenas um marcador da agressão neuronal.

A doença de Parkinson é hereditária?
Sim e não.

Há diversos fatores ambientais e genéticos que interagem, e como resultado, determinam se a pessoa terá ou não a doença.

A grande maioria dos casos de Doença de Parkinson (90%) são esporádicos, ou seja, não existe uma história de Doença de Parkinson na Família. Consideramos que apenas 10% dos casos de Doença de Parkinson são hereditários.

Os casos de doença de Parkinson hereditário geralmente iniciam-se antes dos 40 anos de idade, estes são nomeados de “Parkinson de início precoce”.

Diversos genes de suscetibilidade à doença já foram descritos, incluindo (Park1, Park 2 … Park 23). Algumas destas mutações geram a doença de Parkinson clássica, e outras, geram síndromes neurológicas mais complexas que apresentam componente parkinsoniano.

O que é Doença de Parkinson de Início Precoce?

A doença de Parkinson costuma acontecer mais em pacientes idosos ( 60 a 70 anos). Quando a doença de Parkinson se inicia antes dos 40 anos, dizemos que é uma Doença de Parkinson de início precoce e quando a Doença de Parkinson se inicia antes dos 18 anos, dizemos que é uma Doença de Parkinson de início Juvenil.

A doença de Parkinson de Início Precoce geralmente são casos de Parkinson hereditário.

Existem alguns fatores ambientais que são mais prevalentes em pacientes que desenvolvem a doença de Parkinson:

Consumo de Leite de vaca e derivados
Exposição à Agrotóxicos;
Exposição a Manganês;
Diabetes Mellitus;
Sexo masculino.

Ler Mais