Partilhar

Trânsito: Rua da Prata em Lisboa vai deixar de permitir circulação automóvel

Sabia?

21 Setembro 2023
Forever Young

A Câmara de Lisboa quer que a Rua da Prata, em obras desde dezembro, passe a ser interditada ao trânsito automóvel e seja dedicada à acessibilidade pedonal e ciclável e à circulação do elétrico, anunciou o executivo, avança a Lusa.

“Estando a terminar a obra, nós pensamos: O que é que vamos fazer a seguir? […] o nosso propósito é reforçar a acessibilidade pedonal, reforçar a acessibilidade ciclável e pensar nesta rua como uma rua que tem essa dimensão mais forte. Vai continuar a ter pelo menos o elétrico, porque é necessário”, declarou o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), que tem o pelouro da Mobilidade.

O autarca falava na Rua da Prata, no âmbito do lançamento do BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, programa promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative, que pretende melhorar as ligações escolares através da mobilidade ativa e a conectividade da rede ciclável da cidade.

Lembrando que a Baixa de Lisboa já tem uma via exclusivamente pedonal, que é a Rua Augusta, Filipe Anacoreta Correia disse que a Rua da Prata “será mais uma” em que “a mobilidade pedonal e a mobilidade suave serão reforçadas”.

“É esse o nosso objetivo, é nisso que estamos a trabalhar, mas com uma preocupação e uma abordagem que, de alguma forma, também não era habitual. […] É que as soluções não são impostas. São testadas, são dialogadas e, portanto, nós fazemos como na ciclovia testamos uma solução, vamos ver como é que todos os atores reagem e qual é o resultado, mas a nossa expectativa, realmente, é ter esta ligação ao rio reforçada deste meio”, defendeu.

O vice-presidente da câmara reforçou que o compromisso do executivo é fazer cidade através do diálogo com as pessoas, “com soluções que são o mais razoáveis possíveis dentro das várias pretensões”.

A Rua da Prata encontra-se fechada ao trânsito na sequência das chuvas intensas que ocorreram em dezembro de 2022 e que provocaram um abatimento nas paredes do coletor, exigindo uma intervenção urgente do município para executar os trabalhos de reparação do troço afetado.

Aproveitando a celebração da Semana Europeia da Mobilidade, que se assinala desde 2002, anualmente, de 16 a 22 de setembro, o vice-presidente da câmara destacou a preocupação do executivo de responder a “uma velha aspiração de quem anda de bicicleta”, que é ligar o Marquês de Pombal ao rio Tejo por via ciclável.

“Durante muitos anos foi objeto de muita discussão e nós queremos mostrar esse compromisso fazendo um teste”, apontou o autarca, referindo-se ao ensaio de uma ciclovia no Rossio, “não apenas para testar as pessoas que andam de ciclovia, mas perceber também como é que a cidade se comporta face àquela reserva de espaço […], desde logo como é que o trânsito também se comporta”.

“Se o teste resultar, não se preocupem, nós vamos mudar o pavimento, o pavimento vai ser o apropriado à condução por bicicleta”, adiantou.

Apesar de não se comprometer com prazos, Filipe Ancoreta Correia prevê que a obra na Rua da Prata termine em novembro, referindo que esta via está há vários meses fechada e os empresários têm sofrido com este encerramento devido à intervenção nos coletores de saneamento.

Na terça-feira, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que está a testar novas ciclovias na cidade, inclusive na zona do Rossio, o que para o partido Livre “não é um teste a sério”.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 7 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 7 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 8 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 8 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 8 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 8 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 8 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 10 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 10 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 11 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 12 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 12 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 12 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 12 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 13 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 13 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 14 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 15 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 15 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.