A vida “corre” e a pressão da rotina faz, não raras vezes, com que a gente se distraia do essencial.
Cuidar da nossa saúde, tanto física quanto mental, é essencial. Pessoas sanas são mais ativas e tendem a aproveitar melhor os seus dias. Caso queira integrar esse grupo e tirar o melhor partido da sua rotina, há hábitos básicos que deve considerar adotar, desde a alimentação equilibrada ao exercício físico regular.
Considere estes três hábitos e estamos seguros de que sentirá diferenças para melhor.
1. Tome o pequeno-almoço
Respeitar as refeições é essencial. Tomar a mais importante delas, nomeadamente o pequeno-almoço, ainda mais.
A primeira refeição do dia é apontada por médicos e nutricionistas como a mais importante. Após um longo período de jejum por conta do descanso, é essencial munir o seu corpo de energia suficiente para encarar as primeiras horas do dia.
Por mais simples que pareça, a realidade é que a pressa associada à rotina faz com que muitas pessoas acabem por negligenciar esta refeição que é pedra basilar na alimentação.
Assim, a importância do pequeno-almoço não pode ser relativizada.
2. Pratique exercício físico
É impossível falar sobre adoção de hábitos saudáveis sem abordar a questão do exercício físico.
Ser ativo diariamente é essencial. Mesmo que não tenha tempo suficiente para se deslocar ao ginásio ou sair para correr, procure momentos do dia em que possa ser mais ativo.
Caminhar até o local de trabalho ou optar por se dirigir de bicicleta são bons exemplo de como pode integrar essa necessidade de exercício sem alterar a rotina.
Se não for possível, ao regressar do trabalho, por exemplo, dê uma volta a passo acelerado antes de entrar em casa de forma a ter algum tipo de atividade.
A dopamina é um neurotransmissor que tem forte influência na motivação, na atenção e no prazer durante a realização de atividades físicas. A substância, conhecida como um dos hormónios da felicidade, é liberta quando se verifica uma sensação prazerosa, na qual se inclui, para lhe darmos outro exemplo, a atividade sexual.
Independentemente do seu contexto, a libertação de dopamina é essencial. Mesmo que tenha algum tipo de limitação, deverá praticar atividade física de forma adaptada às suas necessidades. No caso da relação sexual, comprar viagra pode ser a solução para manter a frequência e o prazer, nesse tipo de atividade, para homens que sofrem de disfunção erétil.
Os benefícios da atividade física para a saúde são evidentes. Mexa-se!
3. Esqueça o telemóvel antes de dormir. Respeite as horas de sono
Dormir é uma necessidade homeostática do organismo, ou seja, permite manter o equilíbrio do nosso sistema biológico.
A necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa, tanto em termos de quantidade quanto de período preferencial, mas é essencial para todos. A questão pode até se colocar a outro nível: dormir muito ou dormir bem?
Ao cabo, o sono é uma função do cérebro, à semelhança do que acontece com outras funções neurológicas, com circuitos específicos que são ativados ou desativados para que o aconteça.
No fundo, o sono existe para que todas as funções cerebrais aconteçam de forma eficaz. Caso não respeite o sono, essa situação poderá ter consequências nefastas para a sua saúde.
Aos dias que correm, “vivemos online”.
Os telemóveis são uma extensão de nós mesmos e vivemos constantemente atentos à informação que através deles recebemos.
Antes de descansar, procure desligar-se a 100% do telemóvel. Ao olhar para o ecrã e consumir informação, isso funcionará como um inibidor do sono, algo que deverá evitar a todo o custo de forma que tenha uma noite tranquila.
Cuide de si
Estes são apenas três exemplos de hábitos, relativamente simples de integrar no seu quotidiano, que podem fazer toda a diferença e melhorar a sua saúde.
Considere-os e lembre-se: sem saúde, nada se faz. Por isso mesmo, coloque-se no topo das suas prioridades e contribua para poder viver mais e de forma saudável.