Partilhar

“Tripla epidemia” faz disparar idas às urgências

Aumenta preocupação com a população mais velha e doentes de risco na chegada do Inverno

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Com aproximação do Inverno, estão a aumentar as preocupações relativamente ao impacto que a “tripla epidemia”, causada pela circulação em simultâneo dos vírus SARS-CoV-2, Influenza e Sincicial Respiratório, pode ter nas populações mais vulneráveis, como as pessoas mais velhas e/ou com doenças crónicas, motivando uma sobrecarga das urgências hospitalares devido ao aumento exponencial do número de casos de COVID-19, gripe e bronquiolites, como ocorreu no Inverno passado.

As infeções respiratórias constituem as formas de doença aguda mais frequentes ao longo das nossas vidas. Apesar da sua maioria ser autolimitada, algumas infeções podem ter uma evolução mais grave, com necessidade de cuidados diferenciados, conduzindo a sequelas ou mesmo à morte.

Desde o início da pandemia COVID-19, em 2020, estima-se que mais de 6.6 milhões de pessoas tenham perdido a vida devido à doença, com cerca de 650 milhões de casos confirmados. Antes deste período, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, calcula-se que a gripe sazonal tenha causado 290 mil a 650 mil mortes por ano, com 3 a 5 milhões de casos/ano em todo o mundo.

No que diz respeito ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), estima-se que em 2019, na Europa, o VSR foi responsável por mais de 3 milhões de casos de insuficiência respiratória aguda, cerca de 274 mil hospitalizações e cerca de 20 mil mortes em contexto hospitalar.

As infeções respiratórias típicas do Inverno no hemisfério norte são por vezes desvalorizadas pela população, por serem relativamente comuns, o que é um erro na medida em que nos indivíduos mais debilitados pela idade ou por doença crónica, podem ser muito graves e mesmo fatais. Neste período, é fundamental implementar medidas de proteção individuais e de grupo como a etiqueta respiratória, as máscaras quando necessário e a prevenção através da vacinação, sempre que possível”, defende o Professor Carlos Robalo Cordeiro, Médico Pneumologista.

Os vírus responsáveis por esta “tripla epidemia” transmitem-se de formas semelhantes, como a inalação de gotículas provenientes da tosse ou dos espirros de uma pessoa infetada ou pelo contacto direto com as secreções nasais desta. Ainda assim, existem algumas diferenças significativas, que levam à necessidade de diferentes cuidados. COVID-19, por exemplo, transmite-se principalmente através da transmissão de gotículas, enquanto o VSR espalha-se facilmente, incluindo através das superfícies.

A gripe é uma infeção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza, que tem um grande potencial de transmissão. Afeta a população portuguesa todos os invernos e pode originar complicações que levam ao internamento hospitalar, especialmente no caso de portadores de doenças crónicas e pessoas com mais de 65 anos. Existem três tipos de vírus da gripe: A, B e C, sendo que o primeiro causa a maioria dos casos (mais de 70%).

O VSR, por sua vez, é um vírus contagioso comum. Afeta todas as idades, mas os adultos com ≥60 anos e comorbilidades pré-existentes apresentam um maior risco de complicações graves. Pode exacerbar doenças, incluindo a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a asma, a insuficiência cardíaca e a diabetes, e pode levar a consequências graves, como pneumonia, hospitalização e morte. 8,9

 

Mais Recentes

Se quer descansar como deve ser importa conhecer qual a melhor posição para dormir

há 15 horas

De ficar de boca aberta: veja o que acontece se usar a casca de banana como ingrediente culinário

há 16 horas

Estes são os signos que conseguem (sempre) os melhores empregos

há 17 horas

Nunca, mas nunca mesmo, coma estes alimentos ao mesmo tempo: descubra as razões para esta “proibição”

há 18 horas

Aprenda a preservar a sua roupa e a sua máquina de lavar com um produto imbatível

há 18 horas

AVC: conheça os principais sintomas e previna-se

há 18 horas

Era o desejo de muitos que agora se concretiza: Mercadona abre (finalmente) uma loja na cidade de Lisboa

há 20 horas

Não se esqueça: horário de inverno está a chegar. Saiba quando é que deve atrasar o seu relógio

há 20 horas

Lista revela os países mais baratos do mundo para viajar (e um deles é europeu)

há 21 horas

Se tem um cão esta noticia interessa-lhe: coleira inteligente revela aos donos como o animal se está a sentir

há 21 horas

Um alerta importante para ter em conta: se ler isto no rótulo de um iogurte, não o compre (nem o consuma)

há 21 horas

Se o seu filho, ou neto, tem um equipamento para ligação gratuita à internet dado pela escola saiba que vai ter de o devolver

há 22 horas

Dia Mundial do Turismo: setor recebeu mais de 4 mil queixas este ano o que representa um aumento de 22%.

há 22 horas

Hipertensão: estudo sugere diferentes indicadores que podem contribuir para a precisão do diagnóstico 

há 22 horas

O robot de cozinha da MasterPRO chega a Portugal em exclusivo, edição limitada e com um desconto de 30%

há 22 horas

Dia Mundial do Aborto Seguro: é imperativo garantir a equidade de todas as mulheres no acesso aos cuidados de saúde

há 22 horas

Dia Mundial da Penicilina: «Não pensei que ia revolucionar a medicina pela descoberta do primeiro antibiótico do mundo. Mas foi isso mesmo o que fiz«, Alexander Fleming, médico

há 23 horas

Entrevista: «A inclusão da vacina contra a zona no Plano Nacional de Vacinação garante a sustentabilidade do SNS», Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase

há 23 horas

Sabe quantas vezes por dia deve limpar a sua língua? Especialista dá a resposta

há 2 dias

Parece demência, mas esta síndrome assustadora ataca muito mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.