Pela primeira vez no setor e após um teste bem-sucedido, a easyJet está a equipar todos os 14 mil tripulantes (pilotos e tripulantes de cabine) com copos e talheres reutilizáveis, numa missão para reduzir o consumo de itens descartáveis de uso único.
No total, espera-se que a iniciativa evite o gasto de mais de 10 milhões de artigos de utilização única por ano – o equivalente a 71 toneladas por ano* e faz parte do compromisso contínuo da easyJet em reduzir o impacto das suas operações.
Os novos copos e talheres reutilizáveis são feitos de materiais duradouros, por isso são construídos para ter uma esperança de vida longa e garantir que a tripulação da easyJet os possa reutilizar continuamente.
Toda a tripulação receberá os seus novos conjuntos de copos e talheres nas próximas semanas, com a implementação a ser concluída até janeiro de 2024. Todos os novos pilotos e tripulantes de cabine receberão um conjunto de copos e talheres como parte de sua alocação de uniforme.
Angela Mullen, Diretora de Operações de Retalho a Bordo da easyJet, comentou: “Como sempre, a nossa brilhante tripulação acolheu este teste sob as suas asas e, através da sua paixão e dedicação para reduzir desperdícios desnecessários, somos agora capazes de implementar esta iniciativa fantástica em toda a rede.
“Esta é apenas uma das muitas maneiras no caminho para reduzir o impacto de nossas operações e continuaremos a testar novas iniciativas e a fazer melhorias contínuas para ajudar a atingir esse objetivo.”
Compromisso Net Zero da easyJet:
Em 2022, a easyJet lançou o seu roadmap net zero, estabelecendo a sua visão para reduzir as suas emissões de carbono por passageiro, por quilómetro, em 78% até 2050 (vs. 2019).
Juntamente com a transição para a tecnologia com emissão zero de carbono, o roteiro apresenta uma combinação de renovação da frota, eficiência operacional, modernização do espaço aéreo, combustível de aviação sustentável e tecnologia de remoção de carbono.
Desde 2000, a easyJet reduziu as suas emissões de carbono por passageiro, por quilómetro, em um terço e continua a fazer melhorias operacionais, como a redução de resíduos desnecessários, para atingir as suas ambições de zero emissões líquidas até 2050.
*A poupança anual de 71 toneladas inclui a remoção de embalagens de talheres (anteriormente responsáveis por 16 toneladas de resíduos por ano) e a remoção de copos e tampas descartáveis (anteriormente responsáveis por 55 toneladas de resíduos por ano).