Partilhar

Truques de congelação para reduzir o desperdício de alimentos e poupar dinheiro

O desperdício alimentar é uma preocupação global premente, e uma parte significativa tem origem nas nossas próprias cozinhas.

1 Agosto 2023
Sandra M. Pinto

O seu congelador pode ser um valioso aliado na batalha contra o desperdício alimentar, ao mesmo tempo que lhe permite poupar dinheiro.

A Hisense, especialista em eletrónica de consumo e eletrodomésticos, mostra-lhe alguns truques eficazes para congelar os seus alimentos, que irão prolongar o prazo de validade, evitar a sua deterioração e, em última análise, reduzir o desperdício alimentar. Ao implementar estas técnicas simples, pode tirar o máximo partido do seu congelador e contribuir para uma cozinha mais sustentável e económica.

Congele os produtos em excesso

Todos nós já passámos por isso… a frustração de ver frutas e legumes frescos estragarem-se antes de termos a oportunidade de os saborear. Em vez de os desperdiçar, congele os produtos em excesso antes de atingirem o prazo de validade. Marque um dia na sua agenda para passar meia hora a vasculhar o seu frigorífico e a avaliar o que precisa de ser guardado no congelador, antes de expirar. Corte-os ou fatie-os em porções adequadas e guarde-os em recipientes herméticos ou sacos de congelação. Os frutos congelados podem ser utilizados em batidos, na culinária ou como cobertura de cereais e sobremesas. Os legumes são excelentes adições a sopas, guisados e salteados, ou podem ser apreciados como deliciosos pratos de acompanhamento. Lembre-se de os etiquetar com a data de congelação para se manter informado. Geralmente, é aconselhável congelar os alimentos durante um máximo de 3 meses. Se os guardar para além desse prazo, a qualidade e a segurança dos alimentos podem ficar comprometidas.

Conserve as ervas aromáticas em cubos de gelo

As ervas frescas dão uma explosão de sabor aos nossos pratos, mas podem murchar e estragar-se rapidamente. Para prolongar a sua vida útil, pique as suas ervas e coloque-as em tabuleiros de cubos de gelo. Encha cada compartimento com azeite ou água e congele. Estes cubos de gelo com infusão de ervas podem ser facilmente adicionados aos seus cozinhados, garantindo que nenhuma erva é desperdiçada.

Cozinhe em série e congele as refeições

A preparação de refeições tem ganho imensa popularidade desde a moda do fitness que se seguiu ao período pós-lockdown, e é merecida! A preparação de grandes quantidades de alimentos e o congelamento de porções individuais é uma forma fantástica de poupar tempo e reduzir o desperdício alimentar. Quando tem uma agenda preenchida ou simplesmente quer fazer uma pausa na cozinha, estas refeições pré-preparadas podem ser descongeladas e saboreadas. Assim, ganha tempo, dinheiro e saúde! A probabilidade de desfrutar dos seus jantares pré-cozinhados em vez de preparar uma refeição totalmente nova após um longo dia de trabalho é significativamente maior. Ao incorporar esta prática na sua rotina, pode manter-se à frente em termos dos seus objectivos de fitness e de poupança.

Considere congelar sopas, guisados, estufados ou mesmo cereais cozinhados, como arroz ou quinoa. Rotule e date corretamente cada recipiente para facilitar a identificação.

Utilize o método “Primeiro a entrar, primeiro a sair”

Organize o seu congelador para garantir que utiliza primeiro os artigos mais antigos. Coloque os artigos recém-congelados na parte de trás do congelador, para que possa aceder facilmente aos produtos mais antigos quando necessário. Esta prática evita que os alimentos fiquem enterrados e esquecidos, reduzindo a probabilidade de expirarem antes de serem utilizados. Uma vez organizados inicialmente, pode estabelecer um sistema simples: basta tirar da frente e colocar na parte de trás.

Congele as sobras de molhos e caldos

Em vez de deixar garrafas de molhos ou recipientes de caldo meio usados estragarem-se no frigorífico, congele-os em tabuleiros de cubos de gelo ou em pequenos recipientes. Estas porções congeladas podem ser adicionadas diretamente às suas receitas, poupando-lhe dinheiro e reduzindo o desperdício alimentar.

Estude as funcionalidades do seu frigorífico e utilize-as

Todos os frigoríficos possuem espaços reservados para alguns alimentos e/ou permitem ajustar a temperatura de algumas áreas. Aproveite ao máximo estas funcionalidades para prolongar a frescura dos seus alimentos.

Ao incorporar estes truques de congela para o congelador, pode diminuir substancialmente o desperdício de alimentos, economizar nas suas despesas e maximizar a utilização dos seus artigos de mercearia. Congelar os excedentes de produtos, conservar ervas aromáticas, preparar refeições em doses e seguir o princípio “primeiro a entrar, primeiro a sair” são técnicas simples, mas eficazes que lhe permitem otimizar a capacidade do seu congelador e prolongar a frescura dos seus alimentos.

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 31 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 38 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 1 hora

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 1 hora

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 2 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 6 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.