Partilhar

Última hora: Há salários e pensões isentos de IRS

De acordo com as novas novas tabelas de retenção

5 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

O valor a partir do qual os salários e pensões fazem retenção de IRS aumenta em janeiro para 762 euros, segundo as novas tabelas que serão hoje publicadas para vigorar até à entrada do novo modelo de retenção, em julho, avança a Lusa.

As novas tabelas, para serem aplicadas apenas durante o primeiro semestre do próximo ano, foram desenhadas de forma a acomodar a alterações ao IRS contempladas no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), nomeadamente as novas regras do mínimo de existência, a atualização dos escalões em 5,1% e a descida em dois pontos percentuais (de 23% para 21%) da taxa marginal do segundo escalão, esclarece a Lusa.

Assim, a partir de janeiro, apenas os salários e pensões de valor igual ou superior a 762 euros brutos mensais começam a fazer retenção na fonte, o que traduz uma subida de 52 euros face ao valor dos salários que este ano estão isentos de retenção na fonte e de 42 euros relativamente às pensões. Os patamares seguintes de valores também sofrem alterações face às tabelas em vigor este ano, bem como as respetivas taxas, é ainda referido.

Segundo o Ministério das Finanças citado pela Lusa, com este modelo de retenção transitório – que vigora até ao final de junho – “garante-se que os trabalhadores e pensionistas que tenham sido aumentados têm de facto um aumento do rendimento líquido entre o final de 2022 e janeiro de 2023”.

As pensões terão um aumento, a partir de janeiro, de entre 4,83% e 3,89%, consoante o seu valor. Em janeiro a generalidade dos funcionários públicos será também aumentada e o mesmo sucederá com muitos dos trabalhadores do setor privado tendo em conta o atual nível de inflação elevado.

Nos casos em que o processamento de rendimentos tenha sido feito antes da entrada em vigor destas novas tabelas e o seu pagamento venha a ocorrer já na sua vigência, durante o mês de janeiro, as entidades devedoras ou pagadoras terão de efetuar o respetivo acerto no desconto do IRS até ao final do mês de fevereiro de 2023.

No despacho que acompanha as novas tabelas de retenção na fonte, a que a Lusa teve acesso, determina-se que estas se aplicam aos rendimentos de trabalho dependente e de pensões pagos ou colocados à disposição entre 01 de janeiro e 30 de junho do ano de 2023”.

Esta solução, em que durante metade do ano se aplica o modelo de retenção na fonte que vigorou nestas últimas décadas e na segunda metade se avança para o novo, visa “dar tempo às entidades pagadoras de adaptarem os seus sistemas de pagamento ao novo modelo de retenções na fonte”, segundo precisa o Ministério das Finanças.

De acordo com o relatório do OE2023, a mudança no mínimo de existência traduzir-se-á em 2023 numa redução do IRS em 200 milhões de euros, a que se soma a redução de 500 milhões e euros e imposto por via da atualização dos escalões e da redução da taxa marginal no segundo escalão.

Mais Recentes

As 7 coisas que todas as mulheres devem fazer para proteger o cabelo do frio

há 6 horas

Acha que poderá estar viciado no telemóvel? Responda a estas perguntas para ter a certeza

há 8 horas

Estes são os signos que lidam pior com a frustração: será o seu um deles?

há 9 horas

Opinião: «No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos importa lembrar que o acesso a serviços de saúde de qualidade, seguros, eficazes e universais é imprescindível», Conceição Pires, médica

há 1 dia

Estes são os signos das pessoas menos capazes de perdoar: conhece alguém que se enquadre?

há 1 dia

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 1 dia

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 1 dia

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 2 dias

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 2 dias

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 2 dias

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 2 dias

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 2 dias

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 2 dias

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 2 dias

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 2 dias

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 2 dias

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 2 dias

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.