Partilhar

Última hora: Terceiro período de aulas começa com greve

Saiba mais

17 Abril 2023
Forever Young

O início do terceiro período de aulas, na segunda-feira, é marcado por mais uma paralisação de professores, que agora realizam mais uma greve distrital sem marcação de serviços mínimos, avança a Lusa.

Na segunda-feira, as escolas do distrito do Porto marcam o início de mais uma ronda de paralisações distritais que terminam a 12 de maio em Lisboa para exigir a recuperação plena do tempo de serviço que esteve congelado e a eliminação das quotas e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões.

A paralisação – que vai percorrer após o Porto vai correr os distritos por ordem alfabética inversa, de Viseu a Aveiro, – volta a ser o protesto escolhido pela plataforma de nove estruturas sindicais de professores, da qual faz parte a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

No final desta semana, o secretário-geral Fenprof defendeu que as propostas da tutela para a correção de assimetrias decorrentes do congelamento do tempo de serviço deixariam de fora mais docentes do que as organizações sindicais previam.

A proposta da tutela define um conjunto de medidas com impacto na progressão na carreira dos docentes em funções desde 30 de agosto de 2005, ou seja, que passaram pelos dois períodos de congelamento do tempo de serviço.

A proposta do ministério é que esses docentes recuperem o tempo em que ficaram a aguardar vaga no 4.º e no 6.º escalões a partir do ano de descongelamento (2018), que fiquem isentos de vagas de acesso aos 5.º e 7.º, além da redução de um ano na duração do escalão para aqueles que também ficaram à espera de vaga, mas já estão acima do 6.º.

Mas, segundo Mário Nogueira, só serão abrangidos os docentes que, ao longo dos dois períodos de congelamento, tiveram sempre horários anuais completos.

Ficam também de fora docentes que durante esse período tenham estado ausentes por mais de 30 dias por motivo de doença, bem como docentes que tenham passado por escolas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, ensino de português no estrangeiro e outros estabelecimentos do setor público, mas sob a tutela de outros Ministérios.

Os sindicatos consideram que este diploma é ainda mais gravoso do que o novo regime de gestão e recrutamento de docentes, aprovado em março sem o acordo dos sindicatos, porque “todos perderam tempo de serviço” e as medidas “não recuperam um único dia”.

Além da Fenprof e da FNE, fazem parte da plataforma a Associação Sindical de Professores Licenciados (APSL),a Pró-Ordem dos Professores (PRÓ-ORDEM), Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE), Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

Entretanto, este fim de semana fica também marcado pelo fim da greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop).

Depois de mais de quatro meses de paralisação, o sindicato suspendeu o protesto, mas já convocou uma nova greve nacional para os dias 24, 26, 27 e 28 de abril.

Mais Recentes

Temperaturas baixas? Descubra como proteger a bateria do seu veículo elétrico com estas recomendações

há 4 horas

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 6 horas

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 6 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 7 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 7 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 8 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 8 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 9 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 9 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 10 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 10 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 10 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 10 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 10 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 10 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 11 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 11 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 11 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 11 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.