<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Um suplemento que pode ajudar na recuperação da COVID-19

24 Outubro 2022
Forever Young

De acordo com um ensaio clínico, um novo suplemento alimentar belga pode ter efeitos positivos na recuperação da COVID-19. Quercetina, Curcumina e Vitamina D3 aceleram tempos de resposta do sistema imunitário e recuperação, evitando evolução para estados mais graves da infecção viral causada pelo SARS-CoV-2.

De acordo com um ensaio clínico, um novo suplemento alimentar belga pode ter efeitos positivos na recuperação da COVID-19. Quercetina, Curcumina e Vitamina D3 aceleram tempos de resposta do sistema imunitário e recuperação, evitando evolução para estados mais graves da infecção viral causada pelo SARS-CoV-2.

Um novo estudo, baseado num ensaio clínico aleatório, que envolveu 50 pacientes e foi conduzido pelo Departamento de Medicina da King Edward Medical University de Lahore, no Paquistão, sob a supervisão do Dr. Amjad Khan, concluiu que a ingestão diária do novo suplemento alimentar belga (Nasafytol®), à base de Quercetina (65 mg), Curcumina (42 mg) e Vitamina D3 (2,2 μg), durante 14 dias, por pacientes com sintomas de COVID-19 leves a moderados e na fase inicial da doença, contribuiu para que a infecção viral provocada pelo SARS-CoV-2 fosse eliminada mais depressa.

O mesmo suplemento contribuiu, também, para que os sintomas agudos associados à COVID-19 fossem debelados mais rapidamente e para que os níveis de infecção e inflamação do marcador PCR melhorassem substancialmente, permitindo que os pacientes recuperassem mais rapidamente.

«Ainda não temos um medicamento único que possa tratar a COVID-19 e, dada a complexidade do vírus e das suas múltiplas e rápidas mutações, nem sabemos se isso alguma vez será possível. Temos, assim, vindo a realizar vários ensaios, de modo a chegarmos a tratamentos mais eficazes, que acelerem os tempos de resposta do sistema imunitário, e diminuam, ou mesmo impeçam, a evolução para situações mais graves. A quercetina e a curcumina são dois polifenóis naturais amplamente estudados, que possuem efeitos farmacológicos antivirais, anti-inflamatórios e antioxidantes de largo espectro comprovados. A vitamina D3, por seu lado, é reconhecida por desempenhar um papel fundamental no fortalecimento da imunidade inata, na capacidade de modular a resposta imunitária adaptativa e contribui para diminuir a libertação de substâncias pró inflamatórias, estando presente em inúmeros alimentos», afirma o Dr. Amjad Khan.

Este ensaio clínico aleatório envolveu 50 pacientes em regime ambulatório, diagnosticados com COVID-19 em fase inicial, com sintomas leves a moderados, confirmados por testes RT-PCR, e que foram divididos em dois grupos: um que recebeu o tratamento standard (paracetamol e/ou um antibiótico (azitromicina) conjugado com o Nasafytol® (2 cápsulas por dia, durante 14 dias); e outro, a quem foi apenas ministrado o tratamento standard.

«Os resultados do estudo foram muito encorajadores e provavelmente devido à eficácia sinérgica dos mecanismos imunomoduladores, antioxidantes, anti-inflamatórios e antivirais revelou ser um adjuvante seguro e cientificamente comprovado no tratamento da COVID-19 na fase inicial», sublinha o mesmo responsável, adiantando que «o grupo que tomou o Nasafytol® apresentou uma resposta negativa mais rápida ao teste nasofaríngeo SARS-CoV-2 RT-PCR ao sétimo dia, i.e. 15 (60%) versus 5 (20%) do outro grupo. Por outro lado, os sintomas agudos associados à COVID-19 foram resolvidos mais rapidamente no grupo a quem foi ministrado o suplemento alimentar ao sétimo dia, i.e.15 (60%) versus 10 (40%) no grupo que se submeteu apenas ao tratamento standard. Por seu turno, os pacientes do grupo a quem foi ministrado o Nasafytol® apresentaram uma diminuição significativamente mais elevada dos níveis de PCR ao sétimo dia, com uma média de 34,0 a 11 mg/dL e por comparação com o grupo que não tomou o suplemento, 36,0 a 22,0 mg/dL, p = 0,006.”

O estudo também concluiu que o tratamento adjuvante com o Nasafytol® foi bem tolerado pela totalidade dos 25 pacientes envolvidos no ensaio, não tendo sido reportados efeitos secundários, complicações ou/e eventos adversos graves.

O artigo completo sobre o estudo está disponível aqui.

Mais Recentes

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 5 minutos

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 12 minutos

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 23 minutos

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 3 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 3 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 3 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 3 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 4 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 4 horas

Envelhecimento: mentiras que nos contam mas nas quais não devemos acreditar

há 4 horas

5 alimentos para comer após os 50 anos e viver mais, de acordo com Harvard

há 4 horas

O que se espera de um profissional com mais de 50 anos?

há 4 horas

Opinião: «Será o riso apenas uma expressão de felicidade?», Andreia Filipe Vieira, psicóloga clínica

há 5 horas

Óbito: Morreu o rapper Werenoi, líder de vendas em França

há 5 horas

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 1 dia

Visconde da Luz recebe o icónico Vallado ABF 1888: uma raridade que se serve com história

há 1 dia

Treestory inaugura temporada de verão com brunch georgiano no terraço

há 1 dia

Vila Vita Parc e Penha Longa Resort são os grandes vencedores das chaves Michelin em Portugal

há 1 dia

Sem ter de pagar mais: descubra como levar mais roupa num voo desta companhia aérea

há 2 dias

«Este truque da garrafa pode colocar a segurança do seu carro em risco», alertam os especialistas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.