Partilhar

Um suplemento que pode ajudar na recuperação da COVID-19

De acordo com um ensaio clínico, um novo suplemento alimentar belga pode ter efeitos positivos na recuperação da COVID-19. Quercetina, Curcumina e Vitamina D3 aceleram tempos de resposta do sistema imunitário e recuperação, evitando evolução para estados mais graves da infecção viral causada pelo SARS-CoV-2.

24 Outubro 2022
Forever Young

De acordo com um ensaio clínico, um novo suplemento alimentar belga pode ter efeitos positivos na recuperação da COVID-19. Quercetina, Curcumina e Vitamina D3 aceleram tempos de resposta do sistema imunitário e recuperação, evitando evolução para estados mais graves da infecção viral causada pelo SARS-CoV-2.

Um novo estudo, baseado num ensaio clínico aleatório, que envolveu 50 pacientes e foi conduzido pelo Departamento de Medicina da King Edward Medical University de Lahore, no Paquistão, sob a supervisão do Dr. Amjad Khan, concluiu que a ingestão diária do novo suplemento alimentar belga (Nasafytol®), à base de Quercetina (65 mg), Curcumina (42 mg) e Vitamina D3 (2,2 μg), durante 14 dias, por pacientes com sintomas de COVID-19 leves a moderados e na fase inicial da doença, contribuiu para que a infecção viral provocada pelo SARS-CoV-2 fosse eliminada mais depressa.

O mesmo suplemento contribuiu, também, para que os sintomas agudos associados à COVID-19 fossem debelados mais rapidamente e para que os níveis de infecção e inflamação do marcador PCR melhorassem substancialmente, permitindo que os pacientes recuperassem mais rapidamente.

«Ainda não temos um medicamento único que possa tratar a COVID-19 e, dada a complexidade do vírus e das suas múltiplas e rápidas mutações, nem sabemos se isso alguma vez será possível. Temos, assim, vindo a realizar vários ensaios, de modo a chegarmos a tratamentos mais eficazes, que acelerem os tempos de resposta do sistema imunitário, e diminuam, ou mesmo impeçam, a evolução para situações mais graves. A quercetina e a curcumina são dois polifenóis naturais amplamente estudados, que possuem efeitos farmacológicos antivirais, anti-inflamatórios e antioxidantes de largo espectro comprovados. A vitamina D3, por seu lado, é reconhecida por desempenhar um papel fundamental no fortalecimento da imunidade inata, na capacidade de modular a resposta imunitária adaptativa e contribui para diminuir a libertação de substâncias pró inflamatórias, estando presente em inúmeros alimentos», afirma o Dr. Amjad Khan.

Este ensaio clínico aleatório envolveu 50 pacientes em regime ambulatório, diagnosticados com COVID-19 em fase inicial, com sintomas leves a moderados, confirmados por testes RT-PCR, e que foram divididos em dois grupos: um que recebeu o tratamento standard (paracetamol e/ou um antibiótico (azitromicina) conjugado com o Nasafytol® (2 cápsulas por dia, durante 14 dias); e outro, a quem foi apenas ministrado o tratamento standard.

«Os resultados do estudo foram muito encorajadores e provavelmente devido à eficácia sinérgica dos mecanismos imunomoduladores, antioxidantes, anti-inflamatórios e antivirais revelou ser um adjuvante seguro e cientificamente comprovado no tratamento da COVID-19 na fase inicial», sublinha o mesmo responsável, adiantando que «o grupo que tomou o Nasafytol® apresentou uma resposta negativa mais rápida ao teste nasofaríngeo SARS-CoV-2 RT-PCR ao sétimo dia, i.e. 15 (60%) versus 5 (20%) do outro grupo. Por outro lado, os sintomas agudos associados à COVID-19 foram resolvidos mais rapidamente no grupo a quem foi ministrado o suplemento alimentar ao sétimo dia, i.e.15 (60%) versus 10 (40%) no grupo que se submeteu apenas ao tratamento standard. Por seu turno, os pacientes do grupo a quem foi ministrado o Nasafytol® apresentaram uma diminuição significativamente mais elevada dos níveis de PCR ao sétimo dia, com uma média de 34,0 a 11 mg/dL e por comparação com o grupo que não tomou o suplemento, 36,0 a 22,0 mg/dL, p = 0,006.”

O estudo também concluiu que o tratamento adjuvante com o Nasafytol® foi bem tolerado pela totalidade dos 25 pacientes envolvidos no ensaio, não tendo sido reportados efeitos secundários, complicações ou/e eventos adversos graves.

O artigo completo sobre o estudo está disponível aqui.

Mais Recentes

Automotivação: saiba o que deve (mesmo) fazer para ganhar mais confiança

há 9 horas

5 tipos de alimentos que (mais) podem causar intoxicações alimentares

há 10 horas

Tem noção de que forma a idade impacta a sua capacidade de tomar decisões? Mais do que imagina

há 11 horas

Tem a pele seca e não entende porquê? Nós explicamos

há 12 horas

Não sabe onde ir almoçar? Vá descobrir os “Pratos com História” neste restaurante

há 16 horas

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 1 dia

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 1 dia

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 2 dias

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 2 dias

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 2 dias

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 2 dias

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 2 dias

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 dias

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 2 dias

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 2 dias

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 2 dias

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 3 dias

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 3 dias

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 3 dias

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.