De acordo com uma pesquisa publicada no ‘ The BMJ ‘, o consumo de chocolate amargo pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 (DB2).
Realizada pela Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan (EUA), o estudo revelou que pessoas que consumiam pelo menos cinco porções de chocolate amargo por semana tinham risco 21% menor de desenvolver diabetes, enquanto aquelas que consumiam cinco porções de qualquer tipo de chocolate o chocolate (incluindo chocolate ao leite) apresentou uma redução mais modesta de 10%.
No entanto, o consumo de chocolate ao leite foi associado ao ganho de peso a longo prazo, um fator conhecido que contribui para o desenvolvimento da doença.
«As nossas descobertas sugerem que nem todos os tipos de chocolate são iguais. Para quem gosta de chocolate, este é um convite a optar pelo chocolate amargo como uma opção mais saudável”, explicou Binkai Liu , principal autor do estudo.
Os resultados destacaram que consumir pelo menos cinco porções de chocolate amargo por semana foi associado a uma redução significativa no risco de DM2, mostrando também uma diminuição adicional de 3% no risco para cada porção adicional de chocolate amargo consumida semanalmente.
Em contraste, o chocolate ao leite não apresentou benefícios semelhantes e também foi associado ao ganho de peso sustentado, um fator de risco chave para diabetes.