Partilhar

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

O diretor geral da Intercampus, António Salvador, afirma que “apesar deste estudo revelar uma clara preferência global pela vitória da candidata Kamala Harris, existe ainda uma grande incerteza acerca do resultado efetivo das eleições sobre a intenção de voto e a perceção de quem poderá ser o vencedor”.

25 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

70% dos portugueses votariam em Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos da América. A sondagem global, da Associação Gallup International (GIA) e da Intercampus a nível nacional, concluiu que Portugal integra a intenção de voto global que torna Kamala Harris na próxima Presidente dos EUA. A análise foi feita em 43 países nos vários continentes, durante este mês.

 

Portugal é o terceiro país do mundo que considera Kamala como a provável vencedora das eleições, com uma percentagem de resposta de 62% contra os 28% que acredita que Trump será o vencedor. A perceção nacional do impacto das eleições presidenciais americanas no país, situa-se nos 65%, com a maioria dos portugueses a considerar a influência do próximo presidente dos EUA em matérias como a economia, o progresso social ou a gestão dos conflitos armados em Portugal.

 

A nível mundial, o cenário é semelhante a Portugal com uma média global de 54% dos inquiridos a afirmar que votariam em Kamala Harris, contra apenas 26% que votaria em Donald Trump. No entanto, na questão sobre quem acham que será o próximo presidente, as percentagens ficam mais equilibradas com 47% dos inquiridos a dar a vitória a Harris e 34% a Trump.

 

O diretor geral da Intercampus, António Salvador, afirma que “apesar deste estudo revelar uma clara preferência global pela vitória da candidata Kamala Harris, existe ainda uma grande incerteza acerca do resultado efetivo das eleições sobre a intenção de voto e a perceção de quem poderá ser o vencedor”.

 

Na distribuição global, Kamala Harris é significativamente mais popular na América Latina e na Europa Ocidental, enquanto Donald Trump tem um maior apoio na Europa Oriental e no Sudeste Asiático. O Top de países que apoiam Kamala Harris é liderado pela Dinamarca, onde 85% dos inquiridos afirma que votariam nesta candidata, seguindo-se a Finlândia (82%), a Suécia e a Noruega (ambas com 81%). Já relativamente a Trump, o Top de apoiantes é composto pela Sérvia (59%), Hungria (49%), Bulgária (49%) e Cazaquistão (44%).

 

O inquérito realizado revela que duas em cada três pessoas acreditam que as eleições americanas têm um impacto “muito elevado/elevado” no seu país. 38% considera que Kamala pode melhorar a posição da América no mundo, contra apenas 19% que acha que Trump o pode fazer. Pelo contrário, 48% dos inquiridos consideram que Trump poderá deteriorar a posição dos EUA no mundo.

 

Em tempos de grande instabilidade mundial, 32% dos inquiridos acredita que a vitória de Kamala Harris poderá ajudar na estabilidade global, enquanto 49% considera que a vitória de Donald Trump poderá ter o efeito oposto. No que diz respeito ao atual conflito entre a Ucrânia e a Rússia, 59% dos participantes no inquérito aconselha o futuro presidente a aumentar o envio de recursos americanos à Ucrânia, ou a mantê-los nos níveis atuais.

Mais Recentes

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 12 minutos

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 24 minutos

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 31 minutos

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 52 minutos

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 1 hora

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 2 horas

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 3 horas

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 3 horas

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 3 horas

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 4 horas

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 5 horas

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 5 horas

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 6 horas

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 6 horas

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 6 horas

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 6 horas

Prepare-se: a vida deste signos vai mudar (e muito) até ao fim do ano

há 6 horas

Especialista em viagens de luxo revela 5 segredos para viajar como os mais ricos

há 7 horas

Entrevista: «É importante compreender que, na maioria dos casos, a disfunção eréctil é um sintoma de outro problema subjacente», Nuno Tomada, urologista e andrologista

há 7 horas

Clinica portuguesa assina acordo de cooperação com unidade de saúde do Médio Oriente

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.