<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Vai ser avó ou avô? Será que está pronto para tal?

20 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Vamos analisar o que esperar desta nova situação.

A relação entre um avô e um neto é sempre algo muito especial. Esta é uma ligação diferente de todas as outras, capaz de gerar uma enorme alegria e um conjunto de outros poderosos benefícios. Os nossos netos podem ser responsáveis por uma melhoria do nosso bem-estar, oferecendo um renovado propósito à nossa vida.

Todavia existem igualmente alguns desafios associados a esta relação. Eis 5 coisas curiosas para as quais se deve preparar.

Vão trazer um sentido renovado à sua vida

Os netos têm a capacidade de ajudar a acalmar a nossa existência. As crianças irão continuamente ser capazes de nos relembrar da importância das pequenas coisas, da alegria que se “esconde” numa atividade mundana ou num simples jogo. Mostram-nos um futuro mais feliz e entusiasmante, numa fase em que muitos dos nossos amigos estão “presos” no passado. Oferecem mais valor à nossa existência, ao momento presente.

A sua personalidade pode mudar

Vai voltar a sentir-se mais vulnerável emocionalmente. Apaixona-se rapidamente pelos netos e subitamente a sua felicidade fica dependente do bem-estar destas pequenas crianças. Isso pode ser maravilhosos, mas também pode ser assustador. Só estará bem se o seu neto estiver também bem. É possível que se preocupe mais com a segurança de todos e que comece a chorar mais frequentemente ao ver filmes dramáticos.

Pode sentir-se como um pai ou mãe, mas sem as responsabilidades

Pode acontecer que sinta o seu neto quase como um novo filho. Especialmente nos primeiros anos. É um ser incrivelmente preciosos para si que, todavia, é responsabilidade de outra pessoa. É fundamental que aprenda a respeitar este distanciamento. Evite procurar substituir o papel dos pais ou oferecer muitos conselhos. Deixe que o seu filho ou filha peçam o seu apoio.

Outras experiências podem parecer menos interessantes

Depois de sermos avós e de estabelecermos uma relação intensa com os nossos netos, existem outras coisas que podem perder algum do seu valor. O nosso tempo é precioso e limitado, como tal porventura já não fará tanto sentido desperdiçar horas em atividades que não envolvam os seus netos. Ir viajar para longe? Dedicar-se a um novo hobbie? Provavelmente vai preferir simplesmente passar este tempo com os netos.

Vai sentir a falta dos seus falecidos avós

É comum que isto possa acontecer no momento de nascimento dos seus netos. Esta nova ligação que se cria, acaba por nos obrigar a lembrar a relação que estabelecemos anteriormente com os nossos próprios avós. O ciclo da vida continua e agora somos nós a pessoa mais velha e experiente. No entanto, pode parecer que ainda há pouco eramos nós a criança que adorava passar tempo com os avós. É agora o nosso papel procurar recriar essa mesma ligação com quem acaba de nascer.