As rugas são, por vezes, descritas como um sinal de experiência. Profundas ou superficiais, são linhas que, com o passar dos anos, se instalam na pele, particularmente em zonas frequentemente expostas ao sol (como o rosto, o pescoço e as mãos).
São um sinal da passagem do tempo e que, em maior ou menor grau, todos os rostos acabam por apresentar. Fazem parte de um processo perfeitamente normal, o que não significa, no entanto, que sejam sempre bem-recebidas.
Se faz parte do conjunto de pessoas que pretendem evitá-las, lembre-se que:
As rugas têm origem numa diminuição da elasticidade da pele, causada, em parte, pela perda contínua (e natural) de uma proteína chamada colagénio.
Consistem num dos resultados do processo natural de envelhecimento da pele, programado geneticamente. Isto significa que são inevitáveis;
O aparecimento de rugas pode, no entanto, ser acelerado por hábitos diários, como a exposição contínua e desregrada ao sol e o consumo de tabaco. Isto faz com que alguns cuidados, no dia a dia, assumam um papel muito importante na gestão deste processo.
O primeiro passo para prevenir as rugas é manter um estilo de vida saudável.
Proteger a pele do sol, ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física com regularidade são algumas medidas que podem fazer diferença.
Por outro lado, se deseja manter a pele do rosto com uma aparência cuidada, poderá incluir, na sua rotina de rosto uma das várias opções, disponíveis na sua farmácia. Opte por cuidados, sob a forma de sérum ou creme, por exemplo, contendo ingredientes como retinol, ácido salicílico e niacinamida.